Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/4749
Título: A pedagogia dos media - a dimensão pedagógica dos media na pedagogia da comunicação: o caso do cinema e das linguagens fílmicas
Autor: Reia-Baptista, Vítor
Orientador: Gonçalves, Fernando Ribeiro
Pereira, Duarte Costa
Palavras-chave: Ciências pedagógicas
Comunicação
Problemas comunicativos
Pedagogia da comunicação
Pedagogia fílmica
Data de Defesa: 2002
Resumo: Os meios de comunicação de massas, ou seja, os media, correspondem cada vez mais a um conjunto de entidades multi-complexas de informação, de intermediação e de apropriação de conteúdos, reproduzindo e difundindo quantidades enormes de dados que assumem formas e texturas diferentes (textos, fotos, gráficos, vídeos…) geralmente de forma algo organizada, codificada e estruturada de acordo com a natureza de cada meio, mas também, tantas vezes, de forma não estruturada, fragmentada e descontextualizada, cabendo aos receptores saber utilizar os seus próprios mecanismos de descodificação e apropriação das diferentes mensagens nas suas múltiplas formas intertextuais de reprodução de conteúdos. O principal objectivo desta tese consiste em tentar identificar e compreender, sobretudo de forma teórica e reflexiva, os mecanismos predominantes de apropriação das mensagens mediáticas, assim como algumas das suas mais importantes dimensões pedagógicas no que respeita à aquisição de diferentes literacias, nomeadamente uma literacia dos media.
Descrição: Tese de dout., Ciências da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Univ. do Algarve, 2002
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/4749
Designação: Doutoramento em Ciências da Educação. Especialização em Comunicação em Educação
Aparece nas colecções:UA01-Teses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese.pdf45,38 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.