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Título: Das políticas às práticas de educação de adultos: sentidos e lógicas de acção em torno da apropriação da medida de política pública Iniciativa Novas Oportunidades
Autor: Martins, João Eduardo
Palavras-chave: Lógicas de acção
Sentidos
Novas Oportunidades
Data: 2013
Editora: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Resumo: Esta comunicação tem como principal objectivo a reflexão sobre a construção da acção pública na sociedade portuguesa a partir do analisador Iniciativa Novas Oportunidades. Mobilizam-se os resultados empíricos de uma investigação de doutoramento em Sociologia levada a cabo na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa intitulada “Das políticas às práticas de educação de adultos: Lógicas de acção, sentidos e modos de apropriação localmente produzidos” com a finalidade de compreender sociologicamente os modos como a medida se enraiza localmente nos terrenos da implementação da política pública. O estudo enquadra-se numa lógica de investigação qualitativa que privilegia a descoberta e a análise em profundidade dos fenómenos sociais e tem como instrumento central de recolha de dados a entrevista semi-estruturada. O material empírico foi objecto de tratamento analítico através da análise estrutural de conteúdos. Os principais resultados da investigação permitem-nos constatar que o Estado contemporâneo passa por uma reconfiguração na forma de fazer a acção pública em que as suas finalidades instrumentais/poiéticas se sobrepõem claramente às suas finalidades éticas. Constrangido por cima por actores multinacionais e transnacionais nas suas decisões, acções e recursos, o Estado que deixa de poder pôr em prática as políticas públicas por si só, passa a agir numa lógica procedimental mobilizando para o cumprimento das suas finalidades os múltiplos “parceiros” da sociedade civil. A acção pública assim produzida resulta do trabalho poiético que os múltiplos actores no terreno diferencialmente posicionados são capazes de produzir articulando lógicas de acção múltiplas e até contraditórias.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/4853
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