Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/4861
Título: A perspectiva estratégica da análise conjunta no aperfeiçamento do processo da tomada de decisão
Autor: Castela, Guilherme
Purificación Gallindo, Maria da
Palavras-chave: Estatística multivariada
Análise conjunta
Marketing
Estratégia
Desenho de experiências
Desenhos factoriais fraccionários ortogonais assimétricos
Metodologia de qualidade de Taguchi
Data: 26-Out-2004
Editora: Universidade do Algarve. Faculdade de Economia
Resumo: A metodologia da Análise Conjunta (AC), encontra-se ligada à Teoria da Decisão a um nível mais complexo e, dentro das técnicas de estatística multivariada ocupa, como técnica de dependência, um espaço exclusivo (ver, Luce e Tukey, 1964; Green e Srinivasan, 1978; Hair, Anderson, Tatham e Black, 2000; Luque Martinez, 2000). Ao medir o efeito conjunto de variáveis independentes (atributos), geralmente nominais, sobre uma variável explicada ordinal (preferência), prevê a escolha de um indivíduo face a várias alternativas de conceito de produto ou de serviço, tendo por base regras de compensação (ver, Lancaster, 1966; Lynch, 1985; Louviere, 1994). A necessidade de que cada dado se possa interpretar, como o grau do efeito conjunto das variáveis independentes associadas ao seu valor, realça o papel da axiomática de medição conjunta (ver, Nickerson, McClelland e Petersen, 1990).
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/4861
ISBN: 972-99397-0-5
Aparece nas colecções:UED01-Edições UAlg

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Castela_Perspectiva.pdf801,45 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.