Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/4902
Título: A influência das competências de leitura nas estratégias de dupla codificação
Autor: Inácio, Filomena
Bramão, Inês
Faísca, Luís
Reis, Alexandra
Palavras-chave: Memória de trabalho visuo-espacial
Desenvolvimento da memória de trabalho
Competências de leitura
Estratégias de dupla codificação
Data: 2011
Editora: Universidade da Beira Interior
Citação: Inácio, Filomena, Bramão, Inês, Faísca, Luís e Reis, Alexandra. A influência das competências de leitura nas estratégias de dupla codificação. Revista de Psicologia e Educação. 2011, vol. Branco (1,2), pp. 85-93.
Resumo: Recentemente, alguns autores demonstraram que o desempenho em provas de memória não verbal pode envolver o recurso simultâneo a estratégias verbais e visuo-espaciais para codificar a informação. A leitura tem sido apontada como um factor que pode contribuir para o desenvolvimento destas estratégias de dupla codificação. Neste estudo, fomos investigar se a capacidade de leitura interfere de algum modo na utilização de mecanismos de dupla codificação. Comparámos o desempenho de dois grupos de crianças com diferentes competências de leitura, mas equivalentes na idade e em anos de escolaridade, numa prova de memória não verbal. Foram definidas três condições experimentais, manipulando o grau em que os itens a memorizar eram verbalizáveis. Os resultados mostraram que o grupo com melhores competências de leitura apresenta um desempenho superior na condição pictórica mais difícil de verbalizar quando comparado com o grupo com piores competências de leitura. Estes resultados são discutidos à luz do contributo das competências de leitura na facilitação em utilizar estratégias de dupla codificação para codificar a informação visuo-espacial em memória de trabalho.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/4902
ISSN: 1645-6084
Aparece nas colecções:FCH2-Artigos (em revistas ou actas indexadas)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
A influencia das competencias de leitura nas estrategias de dupla codificacao.pdf574,43 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.