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Título: Práticas de planificação e de gestão integrada do currículo nos cursos EFA: das potencialidades aos riscos de escolarização
Autor: Quintas, Helena
Palavras-chave: Educação e Formação de Adultos
Construção e Desenvolvimento Curricular
Participação
Decisores curriculares
Data: 2006
Editora: Sociedade Portuguesa de Educação
Resumo: Numa altura em que, no âmbito da iniciativa "Novas Oportunidades", os Cursos EFA (Educação e Formação de Adultos) entraram nas escolas, o presente artigo analisa as características desta proposta educativa e formativa. É salientado o entendimento transdisciplinar e a gestão partilhada do currículo que caracteriza este modelo de ensino e de aprendizagem para públicos adultos. São ainda apresentados os resultados de um estudo realizado no âmbito de uma tese de doutoramento, em que foi investigada a capacidade decicional e a participação dos diferentes intervenientes - formadores e formandos - nos processos de construção e de desenvolvimento curricular que se desenvolvem nos cursos EFA. Constatou-se que, em contexto de educação e formação de adultos, quando são dadas oportunidades aos intervenientes, estes revelam-se capazes de construir e de desenvolver currículos adequados e que respondem a reais necessidades de educação e de formação. Conclui-se que para que se mantenham as características desta proposta educativa, é fundamental que sejam criadas dispositivos de gestão curricular que garantam uma efectiva participação dos actores (formadores e formandos) em todos os níveis de decisão curricular.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/4957
ISSN: 1645-7587
Aparece nas colecções:FCH2-Artigos (em revistas ou actas indexadas)

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