Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/5065
Título: Análise de proveniência dos sedimentos siliciclásticos do Grupo do Flysch do Baixo Alentejo, Zona Sul Portuguesa
Autor: Fernandes, Paulo
Jorge, R. C. G. S.
Oliveira, José Tomás
Pereira, Zélia
Rodrigues, B.
Palavras-chave: Análise de Proveniência
Grupo do Flysch do Baixo Alentejo
Zona Sul Portuguesa
Data: 2010
Citação: Fernandes, Paulo; Jorge, R.C.G.S.; Oliveira, José Tomás; Pereira, Zélia; Rodrigues, B.Análise de proveniência dos sedimentos siliciclásticos do Grupo do Flysch do Baixo Alentejo, Zona Sul Portuguesa, Trabalho apresentado em VIII Congresso Nacional de Geologia, In Revista Electrónica de Ciências da Terra, Braga, 2010.
Resumo: s estudos de análise de proveniência dos sedimentos siliciclásticos do Grupo do Flysch do Baixo Alentejo sugerem mudanças na natureza das áreas fonte ao longo da sua história deposicional. Petrograficamente regista-se uma mudança de áreas iniciais caracterizadas por rochas magmáticas para áreas representadas por rochas (meta)sedimentares recicladas. Os indicadores geoquímicos de proveniência sugerem mistura de fontes, envolvendo quer rochas ígneas félsicas, quer litologias máficas para a Fm. Mértola, evoluindo para um predomínio de rochas (meta)félsicas associada à área fonte dos sedimentos siliciclásticas da Fm. Brejeira.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/5065
ISSN: 1645-0388
Versão do Editor: http://metododirecto.pt/CNG2010/index.php/vol/article/view/127/285
Aparece nas colecções:CIM4-Vários



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.