Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/508
Título: O papel dos centros de formação das associações de escolas do Algarve na formação contínua de professores: as acções e o processo
Autor: Neves, Olga Maria Mecias
Orientador: Gonçalves, José Alberto Mendonça
Palavras-chave: Teses
Professores
Formação contínua
Centros de formação
Associações de escolas
Planos de formação
Práticas formativas
Desenvolvimento profissional
Data de Defesa: 2007
Resumo: “O Papel dos Centros de Formação das Associações de Escolas do Algarve na Formação Contínua de Professores – As Acções e o Processo” constitui a nossa dissertação de Mestrado em Supervisão, cujo objectivo primeiro é conhecer a natureza da oferta formativa (acções propostas e realizadas) dos doze Centros de Formação das Associações de Escolas do Algarve, no ano de 2005, para cuja consecução recorremos às técnicas de análise documental e da entrevista semi-estruturada. A escolha deste tema fundamenta-se, essencialmente, na nossa experiência como Directora de um Centro de Formação de Associação de Escolas, bem como num percurso fortemente marcado por vivências na formação contínua de professores, como Professora do 1º Ciclo, e nas interacções estabelecidas em projectos e programas em que participámos activamente. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, centrado em procedimentos interpretativos e heurísticos de análise, interpretação e comparação de dados, sendo seus protagonistas os dozes CFAE, do Algarve, e três Professores com funções de Directores dessas mesmas entidades, escolhidos de acordo com critérios de dimensão e localização. Os resultados encontrados, possibilitam-nos compreender como as escolas e os professores do Algarve se apropriaram dos Centros de Formação das Associações de Escolas e como a formação se articulou com as prioridades nacionais de formação e as necessidades dos seus destinatários, contribuindo para avaliar da pertinência da formação contínua de professores nos processos de construção das suas identidades profissionais e pessoais, em função dos contextos educativos e organizacionais onde interagem.
Descrição: Dissertação de mest., Supervisão, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2007
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/508
Designação: Mestrado em Supervisão. Especialização em Ensino Básico
Aparece nas colecções:UA01-Teses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
tese_anexos.pdf640,14 kBAdobe PDFVer/Abrir
tese_final.pdf1,11 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.