Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/5085
Título: Poder reflector da vitrinite, mineralogia das argilas e cristalinidade da ilite na Zona Sul Portuguesa
Autor: McCormack, Niall
Clayton, Geoff
Fernandes, Paulo
Palavras-chave: Zona Sul Portuguesa
Vitrinite
Mineralogia das argilas
Data: 1998
Editora: Instituto Geológico e Mineiro
Citação: McCormack, Niall; Clayton, G.; Fernandes, Paulo. Poder reflector da vitrinite, mineralogia das argilas e cristalinidade da ilite na Zona Sul Portuguesa, Trabalho apresentado em V Congresso nacional de Geologia, In Actas do V Congresso Nacional de Geologia. Comunicações do Instituto Geológico e Mineiro, Lisboa, 1998.
Resumo: O Poder Reflector Aleatório da Vitrinite (PRAV) na Zona Sul Portuguesa (ZST) varia entre 2,1% e 5,3%. O PRAV não aumenta com o aumento da idade estratigráfica e o processo de maturação é portanto, considerado como pós-deformação (pós-Vestefaliano D inferior). Amostras do Triásico e do Jurássico do Outlier da Carrapateira têm PRAV de 1,1% e 0,9% respectivamente. Isto implica que temperaturas máximas relacionadas com a maturação da ZSP foram alcançadas entre o Vestefaliano D inferior e o Triásico médio. A caulinite é o mineral das argilas dominante nas regiões ocidentais da ZSP, enquanto que as regiões localizadas a este e norte são dominadas pela clorite.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/5085
Aparece nas colecções:CIM4-Vários

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Poder reflector da vitrinite, mineralogia das argilas e cristalinidade da ilite da zona sul Portuguesa.pdf7,65 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.