Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/5088
Título: Variação isotópicas d13C carbonatos na Sucessão da Baía de Três Angras: afloramento Mesozóico da Carrapateira (Kimeridgiano Inferior)
Autor: Borges, Marisa
Goodhue, R.
Fernandes, Paulo
Pereira, Zélia
Matos, Vasco
Rodrigues, Bruno
Palavras-chave: Calcários
d13C
Carrapateira
Kimeridgiano inferior
Data: 2011
Citação: Borges, Marisa; Goodhue, Robbie; Fernandes, Paulo; Pereira, Zélia; Matos, Vasco; Rodrigues, Bruno. Variação isotópicas d13C carbonatos na Sucessão da Baía de Três Angras - Afloramento Mesozóico da Carrapateira (Kimeridgiano Inferior), Trabalho apresentado em VIII Congresso Ibérico de Geoquímica - XVII Semana de Geoquímica, In VIII Congresso Ibérico de Geoquímica - XVII Semana de Geoquímica - Livro de Actas - II Volume, Castelo Branco, 2011.
Resumo: O afloramento Mesozóico da Carrapateira (AMC), localizado a 20 km a norte de Sagres é formado por sedimentos do Triássico Superior ao Kimmeridgiano. Para compilar os valores δ 13C para esta secção, sessenta e cinco amostras de carbonatos foram estudadas. Os valores δ 13C variam gradualmente ao longo da sucessão mostrando uma linha de base com uma tendência geral negativa. No entanto, a curva de δ 13C indica duas principais excursões negativas δ 13C, a primeira relacionada com a presença de um nível conglomerático, com um valor mínimo de -1,38 ‰ e uma segunda excursão com um valor mínimo de -3,10 ‰, imediatamente abaixo das camadas de calcário bioclástico do topo da sucessão. Em geral, a tendência negativa inicial está de acordo com a curva de δ 13C global, para o Kimeridgiano no Domínio Tetsiano, onde o AMC se insere. As duas excursões negativas são tendencialmente relacionadas com as perturbações no ciclo regional de carbono. Assim, ambos são interpretados como um resultado da entrada de grande quantidade de 12C para a bacia, como resultado de impulsos regressivos como sugerido pela análise sedimentológica, TOC e de palinofácies.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/5088
ISSN: 978-989-8196-16-3
Aparece nas colecções:CIM2-Artigos (em revistas ou actas indexadas)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Variação isotópicas d13 Carbonatos na sucessão da baía de Três Angras.pdf2,51 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.