Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/5099
Título: Qual a idade mais antiga da Faixa Piritosa? Nova idade Givetiano inferior para o Grupo Filito-Quartzítico (Anticlinal de S. Francisco da Serra, Faixa Piritosa)
Autor: Pereira, Zélia
Matos, João Xavier
Fernandes, Paulo
Jorge, R. C. G. S.
Oliveira, José Tomás
Palavras-chave: Palinostratigrafia
Miosporos
Idade geológica
Givetiano inferior
Anticlinal de São Francisco da Serra (Portugal)
Faixa Piritosa Ibérica
Data: 2010
Editora: VIII Congresso Nacional de Geologia
Citação: Pereira, Zélia; Matos, João Xavier; Fernandes, Paulo; Jorge, R.C.G.S.; Oliveira, José Tomás. Qual a idade mais antiga da Faixa Piritosa? Nova idade Givetiano inferior para o Grupo Filito-Quartzítico (Anticlinal de S. Francisco da Serra, Faixa Piritosa), Trabalho apresentado em VIII Congresso Nacional de Geologia, In Revista Electrónica de Ciências da Terra Geosciences On-line Journal, Braga, 2010.
Resumo: A análise palinoestratigráfica de xistos negros do Grupo Filito-Quartzítico, recolhidos na sondagem M-1, na região do Anticlinal de S. Francisco da Serra, no sector mais a oeste da Faixa Piritosa Ibérica, proporcionou a obtenção de uma associação de mioesporos, moderadamente preservada, o que permitiu identificar a parte superior da Biozona de Miosporos AD, subzona Lem, de idade Givetiano inferior (Devónico Médio). Trata-se da idade mais antiga identificada, até ao momento, na Faixa Piritosa Ibérica.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/5099
ISSN: 1645-0388
Aparece nas colecções:CIM4-Vários



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.