Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/5146
Título: O jogo teatral na construção do diálogo filosófico: uma experiência pedagógica
Autor: Henriques, Maria Teresa dos Santos
Orientador: Vasques, Maria Eugénia Miranda Afonso
Palavras-chave: Educação
Filosofia
Jogo teatral
Data de Defesa: 2006
Resumo: A presente dissertação tem como objectivo aplicar os jogos teatrais ao ensino e aprendizagem da filosofia. A experiência foi realizada na Escola Secundária Tomás Cabreira, na cidade de Faro, no ano lectivo de 2004-2005, com uma turma do 10º ano de escolaridade do curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias. O presente trabalho está dividido em duas partes: a primeira tem como objectivo explorar novas possibilidades teóricas e metodológicas para a prática educativa da filosofia. No primeiro capítulo, exponho alguns aspectos da pedagogia de Paulo Freire, que motivaram a minha pesquisa; apresento a proposta de Langón sobre o ensino da filosofia a partir de «actividades de sensibilização» próprias ao filosofar e problematizo as teorias filosóficas sobre o papel do jogo na educação, a natureza da poesia e o conceito de espectáculo, no contexto da filosofia platónica e aristotélica; no segundo capítulo, apresento dois métodos de ensino de teatro, através de jogos teatrais, desenvolvidos por Viola Spolin e Augusto Boal, destacando os conceitos e as técnicas que considero serem aplicáveis à prática filosófica. Na segunda parte, sistematizo, no primeiro capítulo, os conceitos e os procedimentos operacionais da estrutura das aulas e, no segundo capítulo, descrevo a prática pedagógica com os jogos teatrais na construção do diálogo filosófico. Na conclusão, analiso os resultados da experiência a partir das minhas observações e das avaliações escritas pelos/as alunos/as, destacando o valor educativo dos jogos teatrais na formação de um grupo cooperante e consciente dos direitos de cidadania e democracia.
Descrição: Dissertação de mestrado, Educação Artística, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2005
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/5146
Designação: Mestrado em Educação Artística, especialidade Teatro e Educação
Aparece nas colecções:UA01-Teses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CAPA.pdf87,13 kBAdobe PDFVer/Abrir
CORPO DA TESE.pdf533,26 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.