Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/5248
Título: Which strategy for inbound tourism in Portugal? Contribution to a product life cycle model
Autor: Casais, Eduardo
Palavras-chave: Turismo
Ciclo de vida do produto (PLC)
Modelação
Simulação
Análise de sensibilidade
Segmentação
Marketing relacional
Data: 26-Ago-2005
Editora: Universidade do Algarve. Faculdade de Economia
Resumo: O turismo internacional vale cerca de 5% do PIB na economia portuguesa. Infelizmente, nos últimos anos, os fluxos de turismo para Portugal acusam uma desaceleração em volume e em valor. Tendo em conta os prazos dilatados que medeiam entre as etapas da decisão e da exploração nesta indústria, a capacidade de prever e antecipar as tendências futuras toma particular relevo para a tomada atempada e informada de decisões estratégicas. O PLC (product life cycle ou ciclo de vida do produto) é utilizado em marketing, a fim de analisar a evolução da procura ao longo do tempo e tirar ilações para a orientação futura do negócio. Com vista a modelizar o PLC do turismo em Portugal, recorremos à dinâmica de sistemas, procurando identificar a estrutura e compreender o comportamento da procura de turismo no horizonte de 2004 até 2030. Por meio de simulações e da análise de sensibilidade do sistema, procurámos isolar as variáveis que mais influem sobre o volume de entradas de turistas e o valor das receitas produzidas.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/5248
Aparece nas colecções:UED01-Edições UAlg

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Casais_Which.pdf1,28 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.