Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/5410
Título: As origens e desenvolvimento do ensino em Faro
Autor: Mesquita, José Carlos Vilhena
Palavras-chave: Ensino
Faro
Marquês de Pombal
Passos Manuel
Liceu
Universidade
Data: 15-Mar-2010
Resumo: São intrinsecamente religiosas as origens do ensino em Portugal. E se nos primeiros tempos cabia aos Dominicanos, Beneditinos, Agostinianos a missão de educar, a partir de meados do século XVI o ensino tornara-se praticamente monopólio dos inacianos. A reforma Pombalina do ensino constitui a pedra basilar do nosso sistema educativo. Essa reforma atribuía a todas as cidades e vilas do reino uma escola de «aprender a ler, escrever e contar». Em 1836, Manuel da Silva Passos, procedeu ao reordenamento educativo, criando os Liceus Nacionais, as Escolas Médico-Cirúgicas, as Escolas Politécnica de Lisboa e do Porto, o Conservatório de Arte Dramática, as Academias de Belas Artes de Lisboa e do Porto, a Escola do Exército, etc. Nunca se tinha ido tão longe numa reforma educativa. Em 1849 abriu portas o Liceu de Faro. Daí por diante, assiste-se à fundação das escolas de Desenho Industrial Pedro Nunes, a Escola Primária Superior, a Escola Normal Superior, a Escola Comercial e Industrial Tomás Cabreira, o Magistério Primário, a Escola de Hotelaria e Turismo, o Instituto Politécnico e a Universidade do Algarve.
Descrição: Palestra proferida no Hotel Mónaco em 15-03-2010, a convite do Rotary Clube de Faro.
Peer review: no
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/5410
Versão do Editor: http://algarvehistoriacultura.blogspot.pt/2010/03/as-origens-e-desenvolvimento-do-ensino.html
Aparece nas colecções:FEC4-Vários

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
As origens e desenvolvimento do Ensino em Faro.pdf508,95 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.