Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/550
Título: Sucesso académico e desenvolvimento cognitivo em estudantes universitários: estudo das abordagens e concepções de aprendizagem
Autor: Valadas, Sandra Teodósio
Orientador: Gonçalves, Fernando Ribeiro
Vasconcelos, Maria de Lurdes Ferreira Cabral Usera de
Palavras-chave: Teses
Educação
Aprendizagem
Desenvolvimento cognitivo
Sucesso académico
Data de Defesa: 2007
Resumo: Neste trabalho procuramos discutir conceitos relacionados com a aprendizagem, o desenvolvimento cognitivo e o sucesso académico numa amostra particular de estudantes do ensino superior – Universidade do Algarve. Quanto ao constructo desenvolvimento cognitivo consideramos o quadro conceptual proposto por William Perry (1968, 1970, 1981) denominado de Modelo de Desenvolvimento Intelectual e Ético. Relativamente aos processos de aprendizagem, baseámo-nos nos trabalhos originais de Marton e Säljö (1976a, 1976b). Autores como Biggs, Entwistle, Marton, McCune, Ramsden e Säljö constituem para nós referências. Por último, discutimos e avaliamos o sucesso académico, considerando-o numa perspectiva multidimensional que abrange as relações entre sucesso, aprendizagem e desenvolvimento cognitivo. No total, foram inquiridos 566 estudantes das cinco faculdades que integram o ensino universitário na Universidade do Algarve. Para avaliação das variáveis em estudo utilizámos o IDCP (Ferreira & Bastos, 1995), o ASSIST (Tait, Entwistle & McCune, 1998) e um questionário sócio-demográfico construído para o efeito. Os resultados obtidos permitiram encontrar relações entre os constructos e identificar, em particular, variáveis preditoras do sucesso académico na amostra estudada. Estes resultados, em conjunto com os observados na análise de clusters, permitiram-nos construir um modelo compreensivo dos fenómenos (que se assumem como complexos e multifacetados), de natureza bipolar no que diz respeito à aprendizagem e aos factores que parecem determinar a forma como os estudantes abordam as tarefas académicas.
Descrição: Tese dout., Ciências da Educação - Observação e análise da relação educativa, Universidade do Algarve, 2007
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/550
Designação: Doutoramento em Ciências da Comunicação. Especialização em Observação e Análise da Relação Educativa
Aparece nas colecções:UA01-Teses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Valadas,S.(2007).pdf7,16 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.