Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/5504
Título: Potencial gerador de hidrocarbonetos dos argilitos carbonosos do Karoo Inferior (Pérmico) da Bacia de Moatize – Minjova, Província de Tete, Moçambique
Autor: Fernandes, Paulo
Rodrigues, Bruno
Jorge, R. C. G. S.
Marques, João
Palavras-chave: Karoo inferior
Gás de xisto
Bacia de Moatize-Minjova
Pérmico
Moçambique
Data: 2013
Editora: Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro - Departamento de Geologia
Citação: Fernandes, Paulo; Rodrigues, Bruno; Jorge, R.C.G.S.; Marques, João. Potencial gerador de hidrocarbonetos dos argilitos carbonosos do Karoo Inferior (Pérmico) da Bacia de Moatize – Minjova, Província de Tete, Moçambique, Trabalho apresentado em VII SEMINÁRIO RECURSOS GEOLÓGICOS, AMBIENTE E ORDENAMENTO DO TERRITÓRIO, In Livro de Actas do VII Seminário Recursos Geológicos, Ambiente e Ordenamento do Território, Vila Real, 2013, pp.63-70.
Resumo: A Formação Moatize na Bacia de Moatize – Minjova é uma unidade importante do Karoo de Moçambique, consistindo em argilitos carbonosos, arenitos e camadas de carvão. Os argilitos carbonosos possuem um importante potencial como rochas geradoras de gás, podendo ser considerados como unidades importante de ‘gás de xisto’. Os valores de %Rr medidos indicam um grau de maturação orgânica compatível com o final da janela do petróleo (ca, 1,35 – 1,4 %Rr). A Formação Moatize é caracterizada por possuir querogénio do tipo II-III e do tipo III, com elevados valores de COT e valores de HI médios a elevados, sendo considerada como possuindo elevada capacidade para gerar gás.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/5504
ISSN: 978-989-704-153-2
Aparece nas colecções:CIM3-Livros (ou partes, com ou sem arbitragem científica)



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.