Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/5603
Título: Práticas de avaliação na educação pré-escolar
Autor: Matias, Sónia Isabel Cabrita
Orientador: Ludovico, Olga Maria Teixeira Amaral
Palavras-chave: Educação pré-escolar
Avaliação
Instrumentos de avaliação
Procedimentos
Importância dos portfólio
Data de Defesa: 2012
Resumo: Nos últimos anos, a avaliação tem vindo a fazer, cada vez mais, parte do dia a dia do jardim de infância. Com efeito, a avaliação tem surgido como uma forma de conceber a educação das crianças e como elemento fundamental para o aperfeiçoamento das práticas educativas. Neste sentido, a avaliação pressupõe uma reflexão sobre prática pedagógica e permite obter informações importantes sobre o desenvolvimento das crianças. No presente estudo, de natureza qualitativa, tentámos conhecer as práticas de avaliação na educação pré-escolar de um grupo de oito educadoras de infância que colaboram, como orientadoras cooperantes, na formação de futuros educadores de infância. Eram igualmente nossos objetivos identificar os principais instrumentos de avaliação utilizados pelas educadoras, bem como conhecer a importância atribuída ao portfólio da criança como instrumento de avaliação. Em síntese, o estudo indica-nos que todas as educadoras realizam práticas de avaliação, destinando-se a verificar a evolução das crianças, contribuindo, simultaneamente para o aperfeiçoamento do trabalho pedagógico. Os resultados evidenciaram, ainda, que o portfólio da criança constitui uma excelente ferramenta para a avaliação do desenvolvimento das crianças, uma vez que possibilita o acompanhamento progressivo e contínuo das mesmas e favorece a apreciação da aprendizagem e desenvolvimento, num processo que possibilita a participação de todos os intervenientes educativos.
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/5603
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar
Aparece nas colecções:UA01-Teses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Capa, folha de rosto, dedicatória.pdf87,65 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!
Agradecimentos... indice...resumo etc.pdf147,96 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!
Introdução pdf.pdf144,73 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!
1ª Parte - capítulo I.pdf351,65 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!
2ª Parte - Capítulo II.pdf292,19 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!
2ª Parte - Capítulo III.pdf277,64 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!
3ª Parte - Capítulo IV.pdf238,58 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!
3ª Parte - capítulo V.pdf395,92 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!
Considerações Finais.pdf220,14 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!
Referências Bibliográficas.pdf129,99 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!
Capa, Folha de Rosto.pdf85,75 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!
Índice de Anexos.pdf48,02 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!
Anexo I - Entrevista à Educadora Cooperante.pdf290,55 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!
Anexo II - Inquérito por Questionário.pdf98,25 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.