Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/571
Título: Relação educativa escola-família: opiniões de educadores de infância do movimento da escola moderna
Autor: Gaião, Graça Aníbal
Orientador: Cruz, Isabel Santana da
Palavras-chave: Teses
Educação de infância
Educadores
Família
MEM
Participação
Práticas educativas
Data de Defesa: 2007
Resumo: O estudo apresentado foi desenvolvido em torno da questão central: o modo como os educadores, que exercem as suas práticas segundo os princípios filosófico do MEM, concebem o trabalho com as famílias. A nível metodológico optou-se por uma perspectiva qualitativa e quantitativa, realizaram-se inquéritos por questionário em várias escolas modelo do MEM. A amostra é constituída por vinte e uma educadoras de infância que trabalham em escolas do MEM. Os questionários eram compostos por questões fechadas, semi-abertas, abertas, obteve-se assim um conjunto de dados que nos permitiram analisar de forma mais coerente e profunda o modo como os educadores do MEM concebem e constroem as relações com os pais. Conclui-se que estes educadores incentivam a família a participar activamente na vida do jardim de infância através de um conjunto de práticas educativas inerentes à filosofia do MEM, promovendo a assim o envolvimento da família na educação dos filhos.
Descrição: Dissertação mest., Ciências da Educação, Universidade do Algarve, 2007
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/571
Designação: Mestrado em Ciências da Educação. Especialização em Educação de Infância
Aparece nas colecções:UA01-Teses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
capa.pdf37,45 kBAdobe PDFVer/Abrir
graça.pdf470,09 kBAdobe PDFVer/Abrir
questionário.pdf37,05 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.