Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/578
Título: Educação intercultural
escolarização das crianças ciganas
Autor: Antunes, Filomena Maria Dias Rosa dos Santos
Orientador: Carreira, Teresa Pires
Palavras-chave: Educação
Interculturalidade
Práticas interculturais
Escolarização
Cultura cigana
Data de Defesa: 2007
Resumo: A “Educação Intercultural. Escolarização das Crianças Ciganas” é um estudo de caso que privilegia a abordagem qualitativa. A intenção de perceber como se pratica a educação intercultural, num contexto de feição multicultural, influenciado por um projecto que preconiza objectivos de natureza intercultural, traduz o enquadramento dos propósitos da presente investigação. A interculturalidade percepcionada por alguns teóricos como uma estratégia, em matéria de escolarização das crianças ciganas, motivou o início do nosso percurso: “Em que medida a implementação de práticas em educação intercultural promove a escolarização das crianças ciganas?” Os instrumentos de observação utilizados, a ficha da escola, a entrevista e a análise de conteúdo, permitiram observar e analisar as práticas em educação intercultural. A reflexão que contempla os intuitos de uma educação intercultural e o desencadeamento de uma acção que consente o reconhecimento e a valorização, a compreensão e a aceitação dos vários grupos étnicos e culturais, bem como a interacção e o diálogo, e o relacionamento entre os diferentes indivíduos, evidenciou-se através dos esforços empreendidos pelos órgãos responsáveis que integram o Agrupamento Vertical de Escolas, por todos os intervenientes no projecto Nómada e pela população da Escola Básica do 1º ciclo.
“Intercultural Education. Gypsy Children Education” is a case study that privileges a qualitative approach. The intent in understanding how intercultural education is practiced, in a multicultural context, influenced by a project that recognizes intercultural objectives, reflects the purpose framework of this investigation. Intercultural education, seen by some as a strategy concerning the schooling of gypsy children, was the motivation necessary to begin our study: “In what degree does the implementation of intercultural practices promote the schooling of gypsy children?” The observation and analysis of the intercultural practices was possible by the utilization of observation instruments, the school record, interviews and content analysis. A reflection that contemplates the purposes of intercultural education and the breaking of an action that yields the acknowledgment and valorisation, the understanding and acceptance of different ethnic and cultural groups, as well as interaction, dialogue and the relationship between individuals has been evidenced by the efforts undertaken by the directors of the Vertical School Group, by all the participants in the Nomada Project and by the school population of the Elementary School.
Descrição: Dissertação de Mestrado, Observação e Análise da Relação Educativa, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2007
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/578
Designação: Mestrado em Observação e Análise da Relação Educativa
Aparece nas colecções:UA01-Teses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
CAPA.doc28,5 kBMicrosoft WordVer/Abrir
RESTANTES PÁGINAS.doc25 kBMicrosoft WordVer/Abrir
AGRADECIMENTOS.doc25 kBMicrosoft WordVer/Abrir
ÍNDICE GERAL.doc72,5 kBMicrosoft WordVer/Abrir
ÍNDICE DE ANEXOS.doc28,5 kBMicrosoft WordVer/Abrir
ÍNDICE DE FIGURAS.doc25,5 kBMicrosoft WordVer/Abrir
ÍNDICE DE QUADROS.doc26 kBMicrosoft WordVer/Abrir
INTRODUÇÃO.doc48,5 kBMicrosoft WordVer/Abrir
PARTE I-ENQUADRATO TEÓRICO.doc23,5 kBMicrosoft WordVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!
CAPÍTULO I-A EDUCAÇÃO INTERCULTURAL.doc61,5 kBMicrosoft WordVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!
CAPÍTULO II-A PRÁTICA INTERCULTURAL.doc48 kBMicrosoft WordVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!
CAPÍTULO III-A ESCOLARIZAÇÃO DAS CRIANÇAS CIGANAS.doc86,5 kBMicrosoft WordVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!
PARTE II-METODOLOGIAS DA INVESTIGAÇÃO.doc23,5 kBMicrosoft WordVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!
CAPÍTULO IV-O MODELO DE ANÁLISE.doc175,5 kBMicrosoft WordVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!
CAPÍTULO V-A OBSERVAÇÃO DAS PRÁTICAS INTERCULTURAIS.doc67,5 kBMicrosoft WordVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!
ESTRUTURAÇÃO ENTREVISTA.doc81,5 kBMicrosoft WordVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!
GUIÃO ENTREVISTA.doc42 kBMicrosoft WordVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!
FICHA ESCOLA.doc75 kBMicrosoft WordVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!
PERCURSO METODOLÓGICO.doc32,5 kBMicrosoft WordVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!
QUESTIONÁRIO.doc81,5 kBMicrosoft WordVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!
CAPÍTULO VI-ESTUDO CASO.doc156 kBMicrosoft WordVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!
GRELHA ANÁLISE ENTREVISTAS - ESCOLARIZAÇÃO CRIANÇAS CIGANAS.doc53,5 kBMicrosoft WordVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!
GRELHA ANÁLISE ENTREVISTAS - PCT.doc66 kBMicrosoft WordVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!
GRELHA ANÁLISE ENTREVISTAS - PEA.doc70,5 kBMicrosoft WordVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!
GRELHA ANÁLISE ENTREVISTAS - PEP.doc144 kBMicrosoft WordVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!
MAPA CONCEPTUAL.doc88 kBMicrosoft WordVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!
ANA.doc228,5 kBMicrosoft WordVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!
JÚLIA.doc117,5 kBMicrosoft WordVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!
RITA.doc127,5 kBMicrosoft WordVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!
RUTE.doc228,5 kBMicrosoft WordVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!
SOFIA.doc132 kBMicrosoft WordVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!
SUSANA.doc153 kBMicrosoft WordVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!
CONCLUSÃO.doc64,5 kBMicrosoft WordVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!
Contributos da tese.doc20,5 kBMicrosoft WordVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!
BIBLIOGRAFIA.doc60,5 kBMicrosoft WordVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.