Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/5833
Título: Competências sociais de adolescentes imigrantes e nativos
Autor: Ribeiro, Telma Marília Flora
Orientador: Nunes, Maria Cristina de Oliveira Salgado
Palavras-chave: Psicologia da educação
Adolescência
Imigração
Competências sociais
Desempenho
Data de Defesa: 2013
Resumo: A imigração representa uma fonte de enriquecimento social, cultural e económico, mas é também uma fonte de problemas e conflitos sociais. Trata-se de um processo stressante associado, no caso de adolescentes, aos desafios relacionados com a adaptação ao contexto escolar, ao grupo de pares, ao ambiente cultural e social, e muitas vezes a um novo idioma. Além disso, nesta fase os adolescentes imigrantes podem estar mais vulneráveis à exposição a fatores de risco, sendo que o processo de integração pode resultar em consequências graves e negativas, de longa duração. Neste estudo, foram comparadas as competências sociais dos adolescentes imigrantes e nativos e analisadas as relações com alguns indicadores de desempenho académico. A amostra foi composta por 407 adolescentes (157 imigrantes e 250 nativos), com uma média de 14 anos de idade, residentes no Algarve. Foi aplicada a Social System Raiting Scale e um questionário de dados sociodemográficos. Os resultados sugerem uma relação positiva entre as competências sociais e o sucesso académico. Os estudantes imigrantes relataram maior absenteísmo escolar, quando comparados com os nativos. No entanto, não foram observadas diferenças significativas entre os adolescentes imigrantes e nativos no que toca às competências e sociais ou outros indicadores de desempenho académico.
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/5833
Designação: Mestrado em Psicologia da Educação
Aparece nas colecções:UA01-Teses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Mestrado.pdf630,32 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.