Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/594
Título: Um aquário na sala de aula
Autor: Agostinho, Margarida Manuela Melão
Orientador: Pires, Maria Sofia Júdice Gamito
Palavras-chave: Teses
Ensino
Biologia
Microrganismos
Aquário
Danio rerio
Physa
Data de Defesa: 2007
Resumo: A motivação dos alunos para o estudo das ciências e do método científico tem desde sempre preocupado docentes e investigadores. Muitas têm sido as metodologias testadas com maior ou menor sucesso. O trabalho subjacente a esta dissertação teve por base a experiência na docência ao longo de alguns anos e a necessidade constante de aperfeiçoar metodologias e técnicas de formação tendo em vista o desenvolvimento de competências para a vida. Sugerem-se assim algumas abordagens dos conteúdos lectivos, na área da Biologia, do 3º ciclo e secundário, através da proposta de actividades investigativas utilizando o aquário. Estas sugestões de actividades são acompanhadas por um pequeno suporte teórico e por sugestões práticas de procedimentos facilitadores do trabalho em laboratório com aquários. As actividades propostas permitiram que alguns alunos desenvolvessem projectos utilizando a metodologia de trabalho investigativo. Através da realização de inquéritos verifica-se que a maioria dos alunos apontaram a aprendizagem com trabalho investigativo mais vantajosa para a aprendizagem e desenvolvimento de competências para a vida do que a aprendizagem com recurso a métodos expositivos.
Descrição: Dissertação mest., Biologia e Geologia - Educação, Universidade do Algarve, 2007
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/594
Designação: Mestrado em Biologia e Geologia. Especialização em Educação
Aparece nas colecções:UA01-Teses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
capaindice.pdf57,23 kBAdobe PDFVer/Abrir
Dissertação Anexos.pdf5,36 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.