Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/5944
Título: Empregabilidade percebida e auto-eficácia na transição para o trabalho: o papel da adaptabilidade de carreira - estudo com finalistas do ensino superior
Autor: Palma, Ana Isabel
Orientador: Gamboa, Vítor Manuel
Palavras-chave: Psicologia da educação
Auto-avaliação
Eficácia
Carreira profissional
Adaptação
Empregabilidade
Ensino superior
Data de Defesa: 2013
Resumo: A complexidade do mundo do trabalho, associada à sua permanente instabilidade, vem desafiar as formas tradicionais com que os estudantes encaravam a transição para vida profissional. O presente estudo teve como principal objectivo analisar o papel da adaptabilidade de carreira na auto-eficácia e na empregabilidade percebida, numa amostra de 94 estudantes universitários (25 homens e 69 mulheres), situando-se a sua média de idades nos 23.87 anos (DP = 3.74 anos; amplitude 20-45). Os resultados encontrados sugerem que a adaptabilidade prediz a auto-eficácia na adaptação ao trabalho, sobretudo através da dimensão confiança, e a empregabilidade geral, interna e externa. Por último, são discutidas as implicações dos resultados para a intervenção vocacional no âmbito do apoio aos processos de transição para o mundo do trabalho, junto de estudantes universitários.
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/5944
Designação: Mestrado em Psicologia (Psicologia da Educação)
Aparece nas colecções:UA01-Teses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Ana Palma nº43337.pdf932,11 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.