Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/598
Título: Supervisores e estilos de supervisão: um estudo centrado na prática pedagógica do curso de formação de professores do 1º Ciclo do ensino básico
Autor: Lopes, Cristina Isabel Graça
Orientador: Gonçalves, José Alberto Mendonça
Palavras-chave: Teses
Formação de professores
Prática pedagógica
Supervisão
Supervisores
Alunos
Data de Defesa: 2007
Resumo: Fazer da Prática Pedagógica um espaço/tempo privilegiado da formação de professores parece ser uma forma de aquisição de competências indispensável para um ensino de qualidade, para isso concorrendo, de forma determinante, o processo de supervisão e a pessoa do supervisor. Foi levados por esta preocupação que nos propusemos realizar o presente estudo, de natureza essencialmente qualitativa e interpretativa, cujo objectivo principal é o de identificar e caracterizar, de forma exploratória, os estilos de supervisão dos treze supervisores cooperantes do 4º ano do Curso de Licenciatura de Professores em 1º Ciclo do Ensino Básico, no ano lectivo de 2005/2006, da Escola Superior de Educação da Universidade do Algarve complementado com o estudo de “três casos”, tendo por referência o modelo de Zahorik (1988). Em termos de resultados, o estudo apontou para a existência de estilos determinantes, mas não “puros”, recorrendo os supervisores cooperantes a funções múltiplas, que resultarão, em grande parte, das suas vivências e características pessoais.
Descrição: Dissertação de mest., Supervisão (Ensino Básico, 1º Ciclo), Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2007
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/598
Designação: Mestrado em Supervisão. Especialização em Ensino Básico (1º Ciclo)
Aparece nas colecções:UA01-Teses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
tese_anexos.pdf649,35 kBAdobe PDFVer/Abrir
tese-final.pdf1,14 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.