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Título: Mercado de Querença: ao encontro do marketing de experiências
Autor: Fernandes, Sara Patrícia Ferreira
Orientador: Mendes, Júlio
Agapito, Dora
Palavras-chave: Marketing
Consumo
Política do consumidor
Espaço rural
Mercado
Algarve - Querença
Dieta mediterrânica
Data de Defesa: 2013
Resumo: Perante o processo de desertificação do interior do país foi desenvolvido, em 2011, o projeto-piloto “Da Teoria à Ação – empreender o mundo rural”, que pretendeu valorizar os recursos endógenos da aldeia de Querença. Uma das iniciativas do projeto que mais se destacou e que mais dinamismo trouxe à aldeia foi a recriação do mercado mensal local. Atualmente, os consumidores desejam mais do que o consumo de produtos e serviços. Por essa razão, as organizações esforçam-se em agregar valor às suas ofertas e proporcionar condições para que os visitantes vivam experiências de consumo intensas e positivas. Apesar de ser um tema abordado por diversas áreas científicas, assiste-se a uma carência de estudos que abordem a experiência de consumo em espaço rural. Neste contexto, o presente estudo tem como principal objetivo analisar a experiência de consumo no Mercado de Querença, nas perspetivas do visitante e da organização do evento. Na prossecução deste propósito recorre-se a uma metodologia mista com recurso a um inquérito por questionário administrado a visitantes e uma atividade de Técnica de Grupo Nominal dirigida à organização do evento. No âmbito da análise da experiência de consumo no Mercado de Querença, os visitantes caracterizaram o evento como multissensorial, atribuindo maior concordância às dimensões relacionadas com a “estética” e o “entretenimento”. Por sua vez, a organização do evento percepciona que os temas apresentados, a qualidade dos produtos locais e o envolvimento dos residentes são elementos fundamentais para tornar positiva e memorável a experiência de consumo no Mercado de Querença.
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/5991
Designação: Mestrado em Marketing
Aparece nas colecções:UA01-Teses

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