Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/633
Título: Determinação das condições óptimas de cultivo larvar de marinhas (Syngnathus typhle, Linnaeus, 1758) (Pisces: Syngnathidae)
Autor: Gomes, Marta Sofia Alves
Orientador: Palma, Jorge
Andrade, José Pedro
Palavras-chave: Teses
Aquacultura
Alimentação animal
Crescimento
Larvas marinhas
Syngnathus typhle
Data de Defesa: 2009
Resumo: Neste trabalho foram feitas 3 experiências que visaram avaliar o efeito do enriquecimento de Artemia salina, da temperatura e da densidade, no crescimento e sobrevivência de larvas de marinhas de focinho comprido, Syngnathus typhle. Numa primeira experiência avaliou-se o crescimento de larvas de marinhas quando alimentadas com nauplius de Artemia recém-eclodida, quando enriquecidos com Spirulina sp. leofilizada e com DHA Protein Selco®, ao que se verificou existirem diferenças significativas (P<0,05) entre as duas dietas de Artemia enriquecida para com a Artemia recém-eclodida mas não entre estes dois enriquecimentos (P>0,05). O uso de Artemia enriquecida com Spirulina sp. demonstrou ser vantajoso, com um aumento do crescimento (comprimento e peso) e uma melhor percentagem de sobrevivência. Apesar de não existirem diferenças significativas (P>0,05) entre os dois enriquecimentos (Spirulina sp. e DHA Protein Selco®) a Spirulina sp. é mais acessível, economicamente, e observou-se uma maior percentagem de sobrevivência do que no tratamento com DHA Protein Selco®. Numa segunda experiência foi avaliado o crescimento de larvas de S. typhle a 3 temperaturas diferentes (17, 20 e 23ºC), tendo sido verificado que à temperatura de 20ºC as larvas cresceram significativamente mais (P<0,05) do que quando mantidas ás temperaturas de 17 e 23ºC. Na terceira experiência avaliaram-se as taxas de crescimento das larvas de S. typhle nas densidades de 1, 2 e 3 larvas.l-1 e embora se tenham verificado melhores índices de crescimento na densidade de 1 larva.l-1 estes não foram significativamente diferentes de que os das larvas mantidas nas densidades de 2 e 3 larvas.l-1. Os resultados obtidos neste estudo são um avanço importante no conhecimento necessário para a produção desta espécie em aquacultura.
Descrição: Dissertação de mest., Biologia Marinha, Faculdade de Ciências do Mar e do Ambiente, Universidade do Algarve, 2009
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/633
Designação: Mestrado em Biologia Marinha
Aparece nas colecções:UA01-Teses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Marta Gomes Nº 22075.pdf670,88 kBAdobe PDFVer/Abrir    Acesso Restrito. Solicitar cópia ao autor!


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.