Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/635
Título: Rendimento académico na disciplina de matemática em alunos do 1º ano do ensino superior: um estudo de caso
Autor: Graça, Ana Cristina Agostinho
Orientador: Marques, Maria da Graça
Palavras-chave: Teses
Matemática
Rendimento académico
Ensino superior
Data de Defesa: 2009
Resumo: Quais os factores e de que forma influenciam o rendimento académico dos alunos do 1ºano do ensino superior? Esta questão tem sido âmbito de muitas discussões e motiva projectos destinados ao combate do insucesso escolar, sobretudo no que diz respeito à disciplina de matemática. Os factores associados ao rendimento académico envolvem aspectos internos e externos que podem ter origens pessoais, sociais ou institucionais. Neste trabalho são apresentados os resultados de um estudo efectuado na disciplina de matemática do primeiro ano de cursos da área de saúde da Universidade do Algarve, realizado no âmbito do Mestrado em Matemática desta Universidade. Contrariando a tendência geral de insucesso em disciplinas de matemática dos primeiros anos universitários, nesta disciplina observaram-se resultados globalmente positivos. No estudo foram analisados factores pessoais e institucionais que contribuíram para esse sucesso e pretende-se que possa ser um contributo para a discussão mais alargada que se tem desenvolvido no país sobre o combate ao insucesso no Ensino Superior e para outros estudos a serem realizados na mesma área.
Descrição: Dissertação de mest., Matemática, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade do Algarve, 2009
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/635
Designação: Mestrado em matemática. Especialização em Matemática para o Ensino
Aparece nas colecções:UA01-Teses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
TeseMestrado_AnaGraça_2009.pdf2,12 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.