Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/6658
Título: Aprendendo com o insucesso: um estudo de caso de aplicação da resolução criativa de problemas ao projeto educativo
Autor: Sousa, Fernando
Bica, José
Monteiro, Ileana Pardal
Palavras-chave: Inovação organizacional
Instituições académicas
Resolução de problemas
Data: 2014
Editora: Estudos de Psicologia (Campinas)
Resumo: O Projeto Educativo, como instrumento fundamental para a autonomia das escolas, em Portugal, deve aglutinar as principais expectativas da comunidade escolar, implicando rigor na metodologia de investigação, utilizada para sua elaboração, e na implementação da mudança requerida. O presente artigo relata a forma como foi possível obter esses aspectos, numa escola secundária, ao longo de mais de um ano, por meio do uso do método de Resolução Criativa de Problemas, que envolveu toda a comunidade escolar. Conforme o planeamento definido, a elaboração do Projeto Educativo seguiu os passos de um trabalho de investigação e resultou num documento estratégico e operacional, sujeito, posteriormente, a várias tentativas de implementação que, no entanto, tiveram apenas sucesso relativo. A discussão das condições necessárias para que o documento final possa servir de base à implementação das políticas e ações definidas, o que simplificaria todo o esquema de funcionamento escolar, sob um prisma de gestão efetiva das organizações, é aqui iniciada e sugerida para futuras investigações.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/6658
DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0103-166X2014000100006
ISSN: 0103-166X
Versão do Editor: http://www.scielo.br/pdf/estpsi/v31n1/a06v31n1.pdf
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