Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/675
Título: Diferentes olhares sobre o currículo em jardim de infância: um estudo de caso múltiplo
Autor: Sousa, Maria do Céu Abreu
Orientador: Antunes, Maria João Cardona Correia
Palavras-chave: Teses
Educação infantil
Currículo
Desenvolvimento
Participação
Jardim de infância
Família
Data de Defesa: 2007
Resumo: Este trabalho tem como objectivo compreender as concepções das crianças, das famílias e educadores, sobre o trabalho realizado no jardim de infância e o nível de participação dos principais intervenientes no processo de construção e desenvolvimento do currículo. Que oportunidades e/ou impedimentos, condicionam as suas participações enquanto actores intervenientes interessados no processo educativo. O estudo empírico realizou-se em três jardins de infância integrados num Agrupamento de Escolas da rede pública do Ministério da Educação. O trabalho teve por base o recurso a entrevistas às educadoras responsáveis pelos grupos, assim como a dezoito crianças integradas nas salas, onde as educadoras trabalham. Às famílias foi aplicado um questionário. Posteriormente foi elaborada a análise de todos os dados com o objectivo de se evidenciarem os elementos mais significativos e proceder-se à triangulação dos mesmos. A reflexão final permitiu compreender que neste contexto de estudo a participação destes diferentes actores no processo educativo, é muito pouco equitativa. A participação das crianças é reduzida, ou praticamente nula em alguns casos. No que se refere às famílias, observa-se que as suas participações reais, como principais responsáveis e interessados neste processo, também são minimizadas. O educador, no seu papel de gestor do currículo, não estabelece uma efectiva relação de partilha de poderes e tarefas, mas fundamentalmente, de partilha de informações decorrentes do processo. Contrariamente àquilo que é defendido a nível do discurso, que abona uma representação forte da intervenção dos diferentes parceiros, na prática parece notar-se um deficit neste domínio, nem sempre de forma consciente. A maioria da gestão do currículo está nas mãos do educador, tendo as famílias e as crianças, uma participação passiva.
Descrição: Dissertação mest., Ciências da Educação, Universidade do Algarve, 2007
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/675
Designação: Mestrado em Ciências da Educação. Especialização em Educação de Infância
Aparece nas colecções:UA01-Teses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese Final Agosto.pdf618 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.