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Título: Resiliência, suporte social e stresse parental em famílias de crianças com necessidades educativas especiais
Autor: Rocha, Maria Inês Pinto da
Orientador: Martins, Maria Helena Venâncio
Palavras-chave: Psicologia da educação
Resiliência
Suporte social
Stresse parental
Necessidades educativas especiais
Data de Defesa: 2013
Resumo: A condição de uma criança com deficiência no seio da família pode afetar de modo profundo a sua estrutura, funcionamento e relacionamentos, conduzindo em muitos casos a elevados níveis de stresse parental advindo das exigências da situação de vida da criança. Por outro lado, é facto de que o suporte social e as características resilientes, sejam estas a nível individual, familiar ou comunitário, exercem uma função protetora ao minimizar os riscos que podem ocorrer perante este acontecimento de vida. O presente estudo pretendeu estudar as possíveis relações entre as variáveis stresse parental, suporte social e resiliência em famílias de crianças com necessidades educativas especiais (NEE). Foi inquirida uma amostra de 35 pais de crianças com necessidades educativas especiais com idades compreendidas entre os 3 e os 15 anos, de dois Agrupamentos de Escolas de Faro e de uma Instituição de Solidariedade Social. Para a concretização dos objetivos a que nos propusemos foram utilizados os seguintes instrumentos: um Questionário de Dados Sociodemográficos, o Índice de Stresse Parental (Abidin, 1976), a Measuring State Resilience (Martins, 2005), o Questionário de Apoio Social (Moreira et al., 2002) e a Family Resilience Scale. Os principais resultados revelaram que as famílias em estudo apresentam baixos níveis de stresse e elevados níveis de resiliência, quer individual, quer familiar. Foi possível verificar que a satisfação com o apoio social e as forças interpessoais e competências pessoais/sociais exercem uma importante contribuição ao nível do stresse parental. O apoio social não mostrou ser um preditor da resiliência familiar.
Descrição: Dissertação de mestrado, Psicologia da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/6879
Designação: Mestrado em Psicologia da Educação
Aparece nas colecções:UA01-Teses

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