Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/6886
Título: A pertinência da expressão artística na educação pré-escolar: conceções de uma educadora
Autor: Rosa, Cláudia Ramires
Orientador: Santos, Jorge Tomás Ferreira dos
Gil, Francisco Baptista
Palavras-chave: Educação pré-escolar
Expressão artística
Métodos pedagógicos
Ambiente educativo
Desenvolvimento das crianças
Data de Defesa: 2013
Resumo: O presente relatório desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada e intitula-se: “A Pertinência da Expressão Artística na Educação Pré-Escolar: Conceções de uma Educadora”. O estudo realizou-se num jardim de infância privado, localizado na cidade de Faro, no ano letivo de 2012/2013. Ao reconhecer a arte como parte integrante da nossa sociedade e da nossa cultura, como um elemento impulsionador da construção do conhecimento e do desenvolvimento do ser humano, considera-se fundamental a sua integração no início do processo educativo. O objetivo deste estudo consiste em compreender os fundamentos pedagógicos de uma ação educativa que privilegia a educação artística e que resultados se evidenciam. Para a obtenção das respostas às questões desta investigação procedeu-se à observação participante da ação educativa e à entrevista semiestruturada à educadora cooperante, no sentido de compreender as suas conceções acerca da importância da educação artística no desenvolvimento da criança e, ainda, identificar a sua metodologia de trabalho. No que diz respeito ao quadro metodológico, o presente estudo é de natureza qualitativa. Os resultados que emergiram desta investigação evidenciam que a educação artística contribui efetivamente para o desenvolvimento equilibrado das crianças, pelo que a sua inclusão no início do percurso escolar constitui um aspeto crucial. Concluiu-se que a educação artística possibilita a construção do conhecimento num ambiente educativo estimulante e motivador e que o papel do educador, a sua intencionalidade educativa e a gestão do ambiente educativo representam aspetos decisivos para o desenvolvimento global da criança.
Descrição: Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/6886
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar
Aparece nas colecções:UA01-Teses



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.