Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/6887
Título: O jogo dramático na promoção das interações entre crianças em idade pré-escolar
Autor: Andrez, Telma Sofia Tiago
Orientador: Branco, António Manuel da Costa Guedes
Palavras-chave: Educação pré-escolar
Interação social
Educação pela arte
Artes dramáticas
Jogos dramáticos
Data de Defesa: 2013
Resumo: O presente relatório foi realizado no âmbito da unidade curricular de Prática de Ensino Supervisionada, do Curso de Mestrado em Educação Pré-escolar, tendo como temática o jogo dramático na promoção das interações entre crianças em idade pré-escolar. Tomando como ponto de partida a problemática identificada no seio do grupo, onde observei problemas relacionais, nomeadamente a não-aceitação de uma das crianças que integrou o grupo apenas no presente ano letivo, pretendi investigar em que medida o jogo dramático, numa perspetiva pedagógica de Educação pela Arte, poderia contribuir para a promoção da interação dentro do grupo, promovendo a integração social desta nova criança e a sua aceitação no mesmo, contribuindo, ao mesmo tempo, para o fomentar da sua capacidade de afirmação, a sua autonomia e autoestima. Neste sentido delineei um estudo investigativo de cariz qualitativo assente num projeto equiparável a uma metodologia de investigação-ação. Assim, foram planificadas seis sessões de expressão dramática, implementadas durante seis semanas consecutivas, tendo por base, uma metodologia de trabalho que entende a criança como um ser ativo e competente na construção do seu conhecimento e privilegiando a expressividade e a criatividade livre da criança. Desta forma, privilegiei o jogo dramático como estratégia de atuação na medida em que o considero como uma forma de atuação que toma a criança como um todo, concorrendo para o seu desenvolvimento biopsicossocial. O estudo revelou alterações no comportamento da criança alvo, bem como no grupo, denunciando o início da aceitação e integração desta criança e contribuindo, igualmente, para fomentar a sua autoconfiança, autoestima e autoafirmação.
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/6887
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar
Aparece nas colecções:UA01-Teses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatorio final mestrado 1.pdf1,33 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.