Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/689
Título: Potencialidades do teatro de fantoches na educação rodoviária: uma abordagem no âmbito da educação para a cidadania
Autor: Estêvão, Sandra Isabel de Brito
Orientador: Valente, Lucília
Palavras-chave: Teses
Educação
Teatro
Educação rodoviária
Cidadania
Data de Defesa: 2007
Resumo: Ao longo da presente pesquisa – Potencialidades do teatro de fantoches na educação rodoviária: uma abordagem no âmbito da educação para a cidadania - debruçamo-nos, num primeiro momento, sobre a clarificação de conceitos respeitantes ao enquadramento do tema, nomeadamente quanto à Educação Rodoviária que se aplica às crianças em Portugal, aos seus princípios, objectivos e alguma legislação no nosso país acerca da mesma. Em seguida, abordamos a problemática do teatro como objecto facilitador de mudanças a nível social e cultural, nomeadamente em relação à importância atribuída ao fantoche na transmissão de certas competências básicas essenciais para o desenvolvimento global das crianças. Estas competências referem-se, mais concretamente à aquisição de comportamentos mais seguros, mais conscientes e defensivos ao circularem como utentes da via pública. Surge então, como forma de dar resposta a este problema cada vez maior na nossa sociedade, a necessidade de implementar um projecto junto da comunidade escolar que tem como objectivo contribuir para a diminuição da sinistralidade nas nossas estradas, cada vez maior entre as camadas mais jovens. Progressivamente são descritas as várias experiências levadas a cabo com fantoches, de modo a demonstrar o contributo que estes podem representar na transmissão de regras de segurança às crianças, principalmente quanto à adopção de comportamentos seguros no trânsito. Procurando desenvolver uma pesquisa de carácter essencialmente qualitativo, tornou-se claro desde o início que este tipo de estudo viria a tornar-se uma investigação i - acção, baseado na prática das educadoras de uma escola de trânsito, onde foi proposta esta experiência. De modo a tornar esta uma pesquisa mais consistente, enveredei por caminhos investigativos muitas vezes usados noutro tipo de estudo, utilizando nomeadamente grelhas de observação, testes escritos e registos do diário de bordo, criadas ou adaptadas aos objectivos inerentes ao estudo. Estes instrumentos foram aplicados a dois grupos diferentes de crianças; o primeiro grupo já havia frequentado aulas nesta escola, tendo assistido a aulas leccionadas com meios áudio - visuais (que chamarei Situação A. V.) e ao qual foi feita uma apresentação com fantoches( Situação F.). O outro grupo, que apesar de não ter frequentado esta escola em ocasiões anteriores elaborou fantoches e criou uma história com os mesmos conceitos inerentes à temática da Educação Rodoviária, inseridos num programa de fantoches realizado nas férias da Páscoa (Situação P). Sintetizando, podemos referir que esta pesquisa teve aspectos muito positivos, tais como a capacidade de tomada de consciência de que os outros também existem e por vezes nós temos que nos colocar no seu lugar, de modo a entendermos as suas perspectivas antes de os recriminar, atingindo assim um grau de maturidade considerável, ao longo da vida. Permite, e permitiria se de futuro houvesse oportunidade de continuarmos a observar os comportamentos destas crianças no seu dia – a - dia, levar-nos a crer que este tipo de abordagem leva a uma maior consciencialização por parte das crianças acerca da sua ii exposição aos perigos, permitindo de futuro a alteração de condutas incorrectas no trânsito; no entanto será demasiado optimista aspirar a que um único estudo o pudesse fazer, sendo pois de todo o interesse dar continuidade a este tipo de trabalho, em cooperação com outras entidades, tais como a Escola Segura, a Prevenção Rodoviária Portuguesa e as próprias escolas, professores e mesmo com encarregados de educação ou comunidade em geral.
Descrição: Dissertação de mest., Educação Artística, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2007
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/689
Designação: Mestrado em Educação Artística. Especialização em Teatro e Educação
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