Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/6894
Título: A sesta em crianças em idade pré-escolar: influência na realização de uma atividade didática
Autor: Guerreiro, Daniela Cristina Rodrigues
Orientador: Coelho, Ana Cristina Hurtado de Matos
Correia, Vanda Isabel Tavares
Palavras-chave: Educação pré-escolar
Sono
Folga
Puzzles
Data de Defesa: 2014
Resumo: As crianças, até aos 3 anos de idade, que frequentam os jardins de infância, dormem normalmente a sesta. Esta prática é comum a todos os estabelecimentos de educação desta faixa etária e está instituída a ideia de que este período de sono é importante para o desenvolvimento físico e intelectual da criança. No âmbito de um projeto de investigação prospetivo, averiguou-se se a prática da sesta influenciava o desempenho das crianças na realização de atividades didáticas, mais precisamente, na realização de puzzles. Esta análise foi enquadrada num contexto de realização de atividades físico-motoras e contou com dados relativos à caracterização do sono noturno e da sesta, durante o fim de semana. O sono durante a sesta, realizado por 6 crianças com idades compreendidas entre os 3 e 4 anos, foi caracterizado após observação direta, efetuada durante 8 semanas. As variáveis a caraterizar foram definidas exclusivamente para este estudo. Foi adotado o mesmo tipo de metodologia na caracterização do desempenho da criança na realização da atividade didática. Para caraterizar o sono durante o fim de semana recorreu-se ao uso de questionários preenchidos pelos pais e para descrever as sessões físico-motoras procedeu-se ao registo visual das sessões e análise subsequente. Em suma, observa-se uma relação positiva entre o desempenho da criança na realização da tarefa proposta (atividade didática - puzzles) e o perfil de realização da sesta, tanto em ambiente familiar como no jardim de infância, considerando-se, portanto, que este tipo/período de sono pode contribuir de forma positiva para o desenvolvimento da criança.
Descrição: Dissertação de mestrado, Educação Pré- Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/6894
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar
Aparece nas colecções:UA01-Teses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RELATÓRIO DA PES - DANIELA GUERREIRO.pdf2,52 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.