Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/6895
Título: E-Learning associado ao Turismo: caso de estudo numa unidade curricular de uma licenciatura do ensino superior
Autor: Cascada, Pedro
Sousa, Carlos
Correia, Marisol B.
Ramos, Célia M. Q.
Palavras-chave: E-Learning
Portugal
Sistemas de Informação
Tecnologias de Informação e de Comunicação
Turismo
Web Semântica
Data: 2014
Editora: Universidade Federal do Rio Grande do Norte
Citação: Correia, Marisol de Brito. E-Learning associado ao Turismo: caso de estudo numa unidade curricular de uma licenciatura do ensino superior, Revista de Turismo Contemporâneo, 07/2014, 136-160, 2014.
Resumo: O ensino à distância está cada vez mais presente nas instituições de ensino, em todos os níveis, através da utilização cada vez mais frequente das capacidades disponibilizadas pelas novas tecnologias de informação e comunicação. Neste âmbito, o e-Learning assume um papel cada vez mais importante para a disseminação do ensino à distância, sendo cada vez mais utilizado nos diversos graus de ensino com destaque para o ensino superior, bem como apresenta elevadas potencialidades para a formação e atualização de conhecimentos dos profissionais dos variados setores de atividade económica, com particular ênfase no turismo. Neste trabalho pretende-se caracterizar o ensino à distância, dando uma especial atenção ao eLearning, às suas características, funcionalidades e formas de utilização que lhe estão associadas, bem como um enquadramento do momento atual de utilização do e-Learning. O caso de estudo foi aplicado a através de um questionário (online) aplicado a estudantes de uma unidade curricular (UC) do ensino superior português, na área do turismo. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que uma maior frequência de utilização deste tipo de ferramentas pode corresponder a um melhor desempenho dos estudantes e possibilitou-nos tomar conhecimento da opinião dos inquiridos sobre a importância das funcionalidades e pedagogias associadas ao e-Learning, e se as mesmas devem ser mais utilizadas e desenvolvidas no futuro, quer para estudantes quer para futuros profissionais ligados à atividade turística, a qual é muito influenciada pelos avanços tecnológicos.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/6895
ISSN: 2357-8211
Aparece nas colecções:ESG2-Artigos (em revistas ou actas indexadas)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2014_RTC.pdf556,17 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.