Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/6896
Título: A formação de conceções precoces no domínio das ciências nas crianças em idade pré-escolar
Autor: Pereira, Rute
Orientador: Monteiro, Rute
Palavras-chave: Educação pré-escolar
Ciências
Conceções
Desenho infantil
Fantoches
Data de Defesa: 2013
Resumo: O presente relatório, de natureza qualitativa, tem como principais objetivos: identificar as conceções precoces das crianças e do conhecimento de senso comum sobre os tubarões, através do desenho e sensibilizar as crianças para a conservação, preservação, respeito, valorização e proteção do ambiente, particularmente do tubarão, através, essencialmente, do teatro de fantoches (dedoches). Desta forma, procurámos perceber o papel das ciências no jardim de infância, a perspetiva cognitiva da aprendizagem das ciências, as conceções precoces das crianças, bem como o desenho como estratégia para detetar essas conceções e a utilização de fantoches, como um recurso lúdico, para a reconstrução dos conhecimentos das crianças. Em síntese, o presente relatório permitiu-nos refletir sobre uma prática educativa que valoriza e centra-se nas conceções precoces das crianças contribuindo para a reconstrução dos seus conhecimentos.
Descrição: Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/6896
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar
Aparece nas colecções:UA01-Teses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de PES - Rute Pereira.pdf4,53 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.