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Título: Conceções sobre a reprodução nas plantas (1º ciclo do ensino básico)
Autor: Crespi, Nehuen
Orientador: Monteiro, Rute
Luís, Mónica Alexandra Correia
Palavras-chave: Ensino básico
Prática de ensino supervisionada
Reprodução de plantas
Conceções
Conhecimento
Desenvolvimento
Data de Defesa: 2014
Resumo: O relatório presente é o culminar da minha formação no Mestrado de 1.º e 2.º ciclo do Ensino Básico. A primeira parte deste relatório tem como principal objetivo relatar as vivências da minha prática no 1º e 2º ciclo do Ensino Básico, na Unidade Curricular da Prática do Ensino Supervisionada. As vivências podem ser consideradas experiências tanto positivas como negativas, que fizeram com que saiba qual é o caminho que quero percorrer na minha formação e serviram para criar a minha base como professor. Do percurso formativo, surgiu a minha temática de investigação, denominada de “Conceções sobre a reprodução nas Plantas (1. º Ciclo do Ensino Básico)”, com a finalidade de efetuar o levantamento das conceções dos alunos de uma turma do 2.º ano de escolaridade sobre a reprodução das plantas. Desta recolha de conhecimentos prévios podemos dizer que foram encontrados conteúdos nos quais os alunos apresentaram um certo número de conceções erradas. Os conteúdos que mais se destacaram neste trabalho foram: a germinação, o crescimento e a função da água. Após o levantamento do conhecimento dos alunos estabeleceu-se uma hipótese de progressão, no qual foi possível identificar o principal obstáculo de transição concetual de aprendizagem. Deste modo, na presente investigação, também consta uma atividade realizada em sala de aula, com a finalidade de tentar desencadear uma mudança dos conhecimentos nos alunos. Esta atividade é a “germinação do feijão”, a escolha desta atividade provém da análise das conceções dos alunos. Com esta atividade pretende-se que as crianças saibam como é que a germinação acontece, os fatores que influenciam e as modificações pelas quais passa a semente até originar uma nova planta. A semente escolhida foi o feijão, visto que muito dos alunos consideraram o feijão como sendo um alimento e não uma semente. E ainda, pela facilidade com que germina e é observado pelos alunos.
Descrição: Dissertação de mestrado, Ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/6907
Designação: Mestrado em Ensino do 1º e 2º ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:UA01-Teses

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