Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/6915
Título: A integração de um personagem lúdico como estratégia de motivação na educação pré-escolar: o exemplo do fantoche
Autor: Fernandes, Cláudia Denise da Guia
Orientador: Sousa, Carolina Moreira da Silva de Fernandes de
Aniceto, Ana Paula Baião
Palavras-chave: Educação pré-escolar
Fantoches
Estratégias
Motivação
Data de Defesa: 2013
Resumo: A presente investigação, de caráter qualitativo, tem como título “A integração de um personagem lúdico como estratégia de motivação na educação pré-escolar: o exemplo do fantoche” e surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada do Curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. A investigação tem como principal objetivo perceber a importância do uso do fantoche na sala de jardim de infância, quer para a criança quer para o próprio ambiente educativo. Neste sentido, numa primeira fase, começou-se por realizar uma entrevista à educadora cooperante. Numa fase posterior, realizaram-se algumas observações contextuais em que o fantoche foi utilizado na sala de jardim de infância. Essas observações, diretas e participantes, foram registadas e analisadas, juntamente com a entrevista, de modo a ser possível confrontar os resultados obtidos com o enquadramento teórico apresentado no presente relatório de Prática de Ensino Supervisionada. Por último, procurou-se, ainda, refletir sobre a influência que o estudo teve no nosso percurso, quer pessoal quer profissional.
Descrição: Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/6915
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar
Aparece nas colecções:UA01-Teses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório PES - Cláudia Fernandes.pdf654,4 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.