Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/6926
Título: A criatividade na educação pré-escolar como forma de expressão e comunicação
Autor: Colaço, Helena
Orientador: Borges, Maria Leonor
Palavras-chave: Educação pré-escolar
Criatividade
Papel dos educadores da infância
Expressão
Comunicação
Data de Defesa: 2013
Resumo: Considerando a importância da criatividade no desenvolvimento das crianças para que sejam capazes de se expressar e comunicar através de linguagens múltiplas, de compreender o mundo e de intervir socialmente de modo consciente, informado e criativo; e, tendo em conta o importante papel da educadora de infância nesse processo, o presente estudo, realizado no âmbito da prática de ensino supervisionada, do mestrado em educação pré-escolar, tem como objetivos principais:  Conhecer a opinião da educadora cooperante relativamente à importância da criatividade como forma de expressão e comunicação da criança em idade pré-escolar;  Identificar as estratégias utilizadas pela educadora cooperante que se constituam como estímulos à criatividade da criança em contexto de jardim de infância. Assente numa metodologia qualitativa, que contemplou como instrumentos de recolha de dados: a análise documental, a entrevista semiestruturada e a observação participante, o estudo tem como participantes uma educadora de infância e vinte e duas crianças entre os quatro e os cinco anos de idade. Os resultados obtidos permitem delinear as seguintes conclusões: i) o incentivo à criatividade é fundamental para o desenvolvimento equilibrado da criança; ii) o jardim de infância é efetivamente um local privilegiado para essa intervenção; iii) o estímulo, a valorização e o reforço positivo do trabalho da criança constituem atitudes facilitadoras do desenvolvimento da criatividade; iv) a realização de atividades abertas, que possibilitem o respeito pelo ritmo individual, integra o leque de estratégias adequadas ao desenvolvimento da criatividade; v) a expressão plástica é a área curricular que mais é associada à criatividade na prática pedagógica.
Descrição: Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/6926
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar
Aparece nas colecções:UA01-Teses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório_Final.pdf823,69 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.