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Título: Internacionalização das empresas turísticas. Fatores críticos de sucesso na internacionalização de grupos hoteleiros portugueses
Autor: Garcia, Paula Cristina da Silva Severino Galvão
Orientador: Carrasqueira, Hélder Manuel Brito
Palavras-chave: Turismo
Marketing
Internacionalização
Novos mercados
Indústria hoteleira
Data de Defesa: 2013
Resumo: A internacionalização não é um tema novo mas contínua a despertar o interesse por parte dos pesquisadores e estudiosos académicos. Na década de setenta, o processo de internacionalização efetuava-se essencialmente na indústria manufatureira. Atualmente atinge todos os setores e a indústria hoteleira não é exceção, pois tem sido favorecida com os investimentos efetuados pelas grandes cadeias hoteleiras internacionais. Estes investimentos têm mudado de rumo, pois no final do século XX a tendência caía para os países desenvolvidos, já no início deste século o investimento internacional está focado para os mercados emergentes. É neste âmbito que surge a presente pesquisa que tem como objetivo analisar e identificar os fatores críticos de sucesso que estão na base do processo de internacionalização da indústria hoteleira portuguesa. Por se tratar de um estudo empírico optamos pelo estudo de casos múltiplos por permitir a utilização de múltiplas fontes e facultar a triangulação das mesmas. Foi realizado um levantamento de todas as empresas hoteleiras portuguesas a atuar no exterior e foram obtidos dados através das entrevistas exploratórias, do questionário por inquérito e entrevistas estruturas. Os resultados da pesquisa demonstraram que os principais fatores de sucesso foram a capacidade de crescimento dos mercados emergentes e os recursos naturais. Já a opção pelos PALOP tem por base a pouca concorrência dos grandes players da hotelaria mundial, facultando os elevados investimentos efetuados pelas empresas portuguesas que têm escolhido os países com base não na proximidade geográfica mas linguística e cultural. Além destes pontos, verificamos que os investimentos estão focados para os mercados emergentes e para a base da pirâmide, motivo pelo qual os produtos e / ou serviços são adequados a cada região / país.
Descrição: Dissertação de mestrado, Marketing Turístico, Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo, Universidade do Algarve, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/6935
Designação: Mestrado em Marketing Turístico
Aparece nas colecções:UA01-Teses

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