Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/6937
Título: O papel do educador perante uma criança com atraso na linguagem
Autor: Fernandes, Carina Mafalda Lisboa
Orientador: Gonçalves, Artur Henrique Ribeiro
Horta, Maria Helena Martins da Cruz
Palavras-chave: Educação pré-escolar
Desenvolvimento linguístico
Dificuldades de aprendizagem
Educadores de infância
Data de Defesa: 2013
Resumo: A educação pré-escolar, embora não seja de frequência obrigatória, constitui a primeira etapa de um longo processo educativo e, consequentemente, um marco decisivo no sucesso escolar e social das crianças. Nesta fase, a aquisição e o desenvolvimento da linguagem são estruturantes para a construção do sujeito, assim como para o seu crescimento social e pessoal. Neste sentido, a ação do educador tem uma grande importância, essencialmente na construção de experiências que promovam a compreensão e a expressão oral da criança. O presente estudo, realizado no âmbito da prática de ensino supervisionada do mestrado em educação pré-escolar, tem como objetivos principais identificar qual o papel do educador face a uma criança com atraso de linguagem e conhecer a ação conjunta entre educador, família e instituição perante esta mesma situação. Assente numa metodologia qualitativa, que contemplou como instrumento de recolha de dados a entrevista semiestruturada, teve como participantes a educadora de infância responsável pela sala onde decorreu a prática de ensino supervisionada, a mãe da criança sobre a qual vai ser desenvolvido o estudo e a psicóloga que a acompanhou no percurso do jardim de infância. Os resultados obtidos permitem delinear que a linguagem e a comunicação ocupam um lugar privilegiado na educação pré-escolar; que o educador é um importante agente de socialização da criança, sendo responsável pela deteção precoce de qualquer anomalia ou atraso de desenvolvimento por parte da criança, e que a educação deve ser uma responsabilidade partilhada entre a família, os educadores e a instituição e que o trabalho realizado na educação pré-escolar só fará sentido se as práticas familiares forem coerentes e articuladas com todo o processo.
Descrição: Dissertação de mestrado, Educação Pré-Escolar, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/6937
Designação: Mestrado em Educação Pré-Escolar
Aparece nas colecções:UA01-Teses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório completo.pdf754,8 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.