Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/6939
Título: Vivências e experiências profissionais dos cuidadores formais do Centro Social da Torre de Natal (Santa Casa da Misericórdia de Faro)
Autor: Pedro, Emília Máxima dos Reis
Orientador: Barros, Rossana
Palavras-chave: Educação social
Envelhecimento
Cuidadores
Idosos
Instituições
Data de Defesa: 2013
Resumo: Presentemente, o envelhecimento populacional é uma realidade tanto em Portugal como nos restantes países da Europa. Para fazer face a esta realidade, surgiram diversas respostas sociais. O Lar de idosos é uma das respostas social que surgiu para tentar fazer face e esta realidade, que para além de oferecer uma alternativa às famílias, serviu também para gerar emprego. Os cuidadores formais, profissionais habilitados para trabalhar nos lares, surgiram da necessidade de tratar de pessoas idosas, cada vez mais dependentes e com necessidades especiais. Neste momento, é uma classe profissional muito em voga, solicitada constantemente para trabalhar tanto em instituições de solidariedade, como em entidades particulares. Compreender as formas particulares de vivências e experiências profissionais dos cuidadores formais dos idosos do Centro Social da Torre de Natal, em todas as suas dimensões, incluindo a influência que a sua profissão terá sobre a sua vida pessoal, social a familiar, foi o desafio.
Descrição: Dissertação de mestrado, Educação Social, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/6939
Designação: Mestrado em Educação Social
Aparece nas colecções:UA01-Teses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação 1.10doc.doc.pdf9,34 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.