Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/7058
Título: Ensinar e aprender no ensino superior através do ensino a distância: o perfil pedagógico do professor/tutor e o perfil de aprendizagem dos estudantes em cursos b-learning
Autor: Pacheco, Rosária Maria Viegas Neves
Orientador: Valadas, Sandra
Bidarra, José
Palavras-chave: Relação educativa
Globalização
Sociedade de informação
Ensino à distância
Data de Defesa: 2013
Resumo: O fenómeno da globalização provocou profundas alterações a nível económico, político, social, cultural e consequentemente, ao nível da educação. A necessidade de uma educação e formação ao longo da vida é uma das grandes exigências da sociedade da informação e da comunicação. Neste contexto, surge-nos um novo perfil de estudante que pretende investir na continuação da sua formação académica e profissional: o estudante adulto e/ou jovem adulto, profissionalmente ativo e, muitas vezes, com responsabilidades familiares. O ensino a distância online surge, pois, como uma resposta concreta a esta necessidade. A investigação que apresentamos teve como principal objetivo aprofundar a temática do ensino a distância online no ensino superior, mais concretamente, analisar a relação pedagógica entre o professor/tutor e o estudante/formando. Procurámos, igualmente, conhecer as principais características dos perfis do professor/tutor e do estudante/formando online e compreender a importância da relação pedagógica nesta modalidade de ensino. Trata-se de uma investigação qualitativa em que os dados foram recolhidos através de entrevista a dois sujeitos: um professor/tutor e um estudante/formando. Os resultados obtidos apontam para algumas considerações: o ensino a distância online no ensino superior constitui uma resposta concreta à necessidade de uma formação ao longo da vida e de uma requalificação profissional; o professor/tutor online desempenha um papel imprescindível na dinamização do processo de ensino e aprendizagem e na orientação do percurso formativo do estudante; o estudante/formando online, na sua generalidade, é um indivíduo adulto, ativo profissionalmente e, muitas vezes, com responsabilidades familiares. É determinado na intenção de atingir os seus objetivos, é organizado e disciplinado e deverá ser intrinsecamente motivado; o processo de ensino e aprendizagem online encontra-se, maioritariamente, alicerçado nas teorias construtivista e socioconstrutivista, privilegiando as práticas colaborativas e cooperativas.
Descrição: Dissertação de mestrado, Ciências da Educação e da Formação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2013
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/7058
Designação: Mestrado em Ciências da Educação e da Formação
Aparece nas colecções:UA01-Teses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação - Rosária Pacheco.pdf1,41 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.