Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/7294
Título: Estudo e análise da eficiência energética num edifício de serviços: uma abordagem de medição e verificação (M&V)
Outros títulos: Study and analysis of energy efficiency in commercial building: a measurement and verification approach (M&V)
Autor: André, Paulo Silva Rodrigues
Orientador: Lana Miguel, Raul
Palavras-chave: Engenharia mecânica
Eficiência energética
Medição
Verificação
Melhoria da qualidade
Data de Defesa: 2014
Resumo: A realização do presente trabalho tem por objetivo apresentar uma abordagem para a determinação da redução dos custos de energia num edifício de serviços existente, sem prejuízo do conforto dos seus ocupantes. A eficiência energética é um tema que tem vindo a assumir uma importância cada vez maior na nossa sociedade, não só pelos compromissos internacionais assumidos, como pelo combate ao desperdício energético. O aumento dos custos energéticos tem apelado ao uso racional da energia por parte das organizações, implicando uma monitorização permanente nas instalações. Com base nesta metodologia surgiram as medidas de melhoria de eficiência energética (MMEE). Será seguido, no desenvolvimento deste trabalho, o Protocolo Internacional de Medição e Verificação do Desempenho (IPMVP – International Performance Measurement and Verification Protocol), que estipula um conjunto de metodologias e procedimentos para a Medição e Verificação (M&V). A Medição e Verificação vai permitir determinar com precisão a poupança real obtida numa instalação por um plano de gestão de energia, aumentando assim os níveis de confiança das medidas de melhoria de eficiência energética (MMEE). Será aplicada a opção D (Simulação calibrada) do protocolo IPMVP, dada a possibilidade que esta permite em estimar a economia através da simulação do consumo de energia de toda a instalação, simulando o consumo medido antes e depois da implementação das medidas de melhoria de eficiência energética. Na realização deste trabalho foi utilizado o Energy Plus com o interface design Builder como software específico para a simulação dinâmica multizona. O modelo computacional desenvolvido foi calibrado através dos consumos elétricos, obtidos através de contagens (faturas). No final foram comparados os resultados obtidos e estimadas as densidades de equipamento necessárias para que os consumos totais simulados estivessem dentro de uma faixa de mais ou menos 10% do real, o que atende o critério do IPMVP de desvio para o valor mensal. Foi efetuado um levantamento de campo, confrontando os dados definidos no projeto de licenciamento com o existente, o que permitiu definir de modo rigoroso os elementos construtivos e envidraçados, densidades de iluminação, ocupação, sistema de climatização e tratamento de ar, bem como o horário de funcionamento. A única variável não definida foi a densidade de equipamento genérico (ex. computadores, scâner, máquinas fotocopiadoras, etc.), funcionando como parâmetro de calibração dos modelos computacionais aos consumos reais. A realização deste trabalho pretende concluir que os consumos e custos com energia devem ser geridos de forma tão importante como matérias-primas, trabalho, etc., devendo a energia ser monitorizada, os seus consumos racionalizados, os consumidores consciencializados e os equipamentos e técnicas otimizadas.
Descrição: Dissertação de mestrado, Energia e Climatização de Edifícios, Instituto Superior de Engenharia, Universidade do Algarve, 2014
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/7294
Designação: Mestrado em Energia e Climatização de Edifícios
Aparece nas colecções:UA01-Teses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatorio Mestrado_MARÇO_2014_PAULO ANDRÉ_N.º9049.pdf2,97 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.