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Título: A inclusão da criança do 1º ciclo do Ensino Básico com necessidades educativas especiais: o trabalho de parceria entre o professor titular e o professor de apoio educativo
Autor: Pablos, Elizabeth Paula Peão de Sousa
Orientador: Sousa, Carolina
Palavras-chave: Teses
Desenvolvimento humano
Necessidades educativos especiais
Inclusão
Parcerias
Sucesso educativo
Data de Defesa: 2006
Resumo: O principal objectivo da nossa investigação centra-se no estudo do trabalho de parceria entre o Professor Titular de Turma e o Professor de Apoio Educativo, tendo em vista compreender de que modo a (in)relação favorece (ou não) a inclusão dos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico com necessidades educativa especiais. Este estudo emerge da necessidade de adquirir suportes teóricos sobre o trabalho de parceria entre o professor titular de turma e o professor de apoio educativo, temática que se revela fundamental na inclusão das crianças com necessidades educativas especiais, no intuito de fazer face à heterogeneidade das salas do Ensino Regular resultante de uma filosofia de escola inclusiva. O universo do estudo é constituído intencionalmente por três professores titulares de turma e por três professores de apoio educativo dos conselhos de Loulé e Albufeira (Algarve). Os instrumentos utilizados nesta dissertação baseiam-se fundamentalmente na entrevista semi-estruturada e como instrumento de trabalho de auto-regulação, procedemos à avaliação sistemática da dissertação para nos certificar da coerência entre a progressão do nosso estudo e o seu objectivo inicial. O estudo pretende, consequentemente, analisar os testemunhos dos professores sobre as concepções de inclusão e trabalho de parceria dos professores do ensino regular e do apoio educativo, para melhor compreender as metodologias utilizadas nas práticas actuais e a sua eventual correlação com o trabalho de parceria, no âmbito das necessidades educativas especiais. Perceber ainda, até que ponto se desenvolvem actividades que promovam estratégias de diferenciação pedagógica em relação a alunos com necessidades educativas especiais.
Descrição: Dissertação mest., Psicologia de Educação, Universidade do Algarve, 2006
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/802
Designação: Mestrado em Psicologia da Educação. Especialização em Necessidades Educativas Especiais
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