Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/827
Título: Responsabilidade social do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio: a percepção dos seus profissionais
Autor: Aleixo, Maria Helena Teófilo Madeira
Orientador: Jesus, Maria Margarida Nascimento
Palavras-chave: Teses
Gestão de empresas
Responsabilidade social
Bioética
Hospitais
Data de Defesa: 2008
Resumo: As organizações contemporâneas procuram cada vez mais novas formas de competitividade concorrencial que passam necessariamente pela adopção de comportamentos éticos e de responsabilidade social. Os hospitais não fogem a esta regra, pelo que a integração destas práticas nas suas actividades assumem grande importância para o seu bom funcionamento. A dimensão interna da responsabilidade social empresarial tem como alvo a motivação, a satisfação e o contínuo envolvimento dos colaboradores na organização. Existem factores facilitadores de sucesso, como sejam a promoção de boas condições de trabalho, a conciliação da vida privada com a laboral, o investimento no desenvolvimento pessoal e profissional dos trabalhadores. Externamente, a intervenção da organização direcciona-se sobretudo em benefício da comunidade. A preservação ambiental constitui igualmente outra preocupação das empresas socialmente responsáveis. A presente dissertação teve como objectivo principal identificar a percepção dos colaboradores do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio acerca do comportamento socialmente responsável da organização. Paralelamente pretendeu-se também conhecer a opinião do Conselho de Administração sobre as práticas de responsabilidade social levadas a cabo pela instituição. Para esse efeito, iniciou-se este trabalho com uma revisão à literatura que possibilitou a clarificação dos conceitos mais importantes sobre os temas da ética e da responsabilidade social organizacional. Seguiu-se um estudo empírico que consistiu na implementação de um inquérito por questionário aos colaboradores do Hospital e na realização de uma entrevista ao Conselho de Administração da organização. Os resultados obtidos permitem concluir que os colaboradores do Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio têm uma percepção positiva acerca da responsabilidade social da organização e que a mesma é uma instituição com preocupações de natureza social, cultural, ambiental e ética, adoptando um conjunto de práticas de responsabilidade social que vão para além daquelas a que está legalmente obrigada.
Descrição: Dissertação mest., Gestão Empresarial, Universidade do Algarve, 2008
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/827
Designação: Mestrado em Gestão Empresarial
Aparece nas colecções:UA01-Teses

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RESPONSABOLIDADE SOCIAL DO CENTRO HOSPITALAR DO BARLAVENTO ALGARVIO- A PERCEPÇÃO DOS SEUS PROFISSIONAIS.pdf2,83 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.