Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/837
Título: Jardim de infãncia/família: que relação? Um estudo de caso
Autor: Carvalho, Paula Cristina da Conceição Ferreira
Orientador: Gonçalves, José Alberto Mendonça
Palavras-chave: Jardim de infância
Família
Educação
Data de Defesa: 2008
Resumo: O presente estudo, de carácter exploratório, incide sobre um aspecto que tem vindo a ser alvo da atenção, não só de alguns investigadores, mas também dos legisladores do sistema educativo. Aborda a relação que os estabelecimentos educativos têm com as famílias das crianças que os frequentam, neste caso, o Jardim de Infância, sendo nosso objectivo principal conhecer que relação se estabelece entre o Jardim de Infância e as famílias e de que forma se concretiza essa relação, numa situação específica. Dada a importância que tem sido atribuída à relação das escolas com as famílias no sucesso escolar das crianças, consideramos ser esta uma problemática que se impõe como pertinente, na actualidade, na medida em que, quer as famílias, quer as instituições educativas, têm sido sujeitas a profundas transformações que influenciam e condicionam essa relação. Uma vez que o Jardim de Infância tem como uma das suas finalidades complementar a função da família, entendemos que, através do estudo desta problemática, poderemos contribuir, de algum modo, para melhorar a qualidade da prática pedagógica que se exerce na instituição de que a situação estudada faz parte. Atendendo à natureza e objecto do estudo, optámos por uma metodologia qualitativo-interpretativa, mais especificamente pelo estudo de caso, pois entendemos ser esta a estratégia investigativa mais adequada à sua especificidade e à consecução dos seus objectivos. Os dados recolhidos e a sua análise e interpretação, permitiram-nos entrar na realidade do fenómeno em estudo, possibilitando a percepção, compreensão e conhecimento de alguns dos vários contornos, de que a relação Jardim de Infância/Família se reveste, nomeadamente, no respeitante, às representações que pais, educadora e auxiliar têm acerca da mesma.
Descrição: Dissertação de mest., Ciências da Educação, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, 2008
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/837
Aparece nas colecções:UA01-Teses



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