Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.1/8920
Título: O "menu químico" das plantas: uma abordagem ao ensino da química no ensino secundário
Autor: Rio, Carolina
Mateus, Maria da Conceição D. A.
Palavras-chave: Química e ensino
Plantas
Sistemas biológicos
Ensino secundário
Data: Dez-2016
Editora: SPQ - Sociedade Portuguesa de Química
Relatório da Série N.º: II;
Resumo: O papel da interdisciplinaridade na sedimentação de conceitos básicos e estruturantes para o desenvolvimento da aprendizagem em química pode ser implementado através de pequenos projetos que implicam a realização de procedimentos laboratoriais repetitivos conducentes ao desenvolvimento da memória de longo prazo, bem como criativos e de interligação de conceitos. O projeto aqui apresentado é uma proposta de trabalho para implementação nas escolas de ensino secundário, em atividades paralelas à sala de aula. Tendo como objeto de estudo os sistemas biológicos, é proposta a monitorização de diversos parâmetros químicos, necessários ao desenvolvimento de espécies hortícolas selecionadas, com o objetivo de dinamizar a aprendizagem de um conjunto significativo de conceitos químicos incorporados nos programas curriculares dos 10.º, 11.º e 12.º anos do ensino secundário.
Peer review: yes
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/8920
ISSN: 0870-1180
Versão do Editor: http://www.spq.pt/magazines/BSPQ/678/article/30002058/pdf
Aparece nas colecções:FCT2-Artigos (em revistas ou actas indexadas)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
RIO_MATEUS_2016.pdf4,06 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.