Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10400.1/9867
Title: A arte na inclusão escolar: contributo das expressões artísticas em alunos com necessidades educativas especiais
Author: Silva, Vera Cristina Jorge Rodrigues
Advisor: Martins, Maria Helena
Keywords: Arte e Educação
Inclusão
Necessidades Educativas Especiais
Expressões
Defense Date: 19-Dec-2016
Abstract: O homem e o mundo formam uma unidade, e a história, é a experiência autêntica dessa mesma unidade. Inclusa à sociedade democrática está o direito à educação. Uma educação inclusiva, onde o principal objetivo seja o de potenciar e encorajar o desenvolvimento individual e integral de todos os indivíduos em idade escolar. Viver em sociedade requer que se estabeleça sempre um equilíbrio entre a razão e a emoção. Apesar disso, verifica-se que, em torno das decisões que tomamos todos os dias, está uma forte tentativa em suprimirmos a emoção. Quando falamos de educação pelas Expressões Artísticas (EA), falamos na realidade, de tudo o que abrange a educação visual, musical, cinestésica, literária e poética. Uma educação orientada para a sensibilidade, na medida que, educa os sentidos em que se baseia. Uma educação que instrua as emoções, a consciência, a inteligência e o raciocínio como indivíduo. Conclui-se, portanto, ser pertinente compreender qual o contributo das EA na inclusão escolar dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Como método de trabalho, e dada a particularidade do inquérito por questionário ser o de nos fornecer agregados de informação, fizemos preceder e suceder à sua realização, uma cuidada investigação combinando a análise do tipo qualitativo e quantitativo. Sendo o papel do professor, um papel crucial no processo inclusivo, da amostra recolhida, denota-se que existem diferenças significativas entre os professores de expressão artística com e sem formação na educação especial. Os resultados revelam que a formação nesta área influencia o modo como os professores de expressão artística vêem e praticam a inclusão escolar dos seus alunos com NEE.
Description: Dissertação de mestrado, Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016
URI: http://hdl.handle.net/10400.1/9867
Designation: Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor
Appears in Collections:UA01-Teses

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
para CD final Vera Cristina Jorge Rodrigues Silva.pdf2,31 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.