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dc.contributor.advisorMartins, Maria Helena-
dc.contributor.authorSilva, Vera Cristina Jorge Rodrigues-
dc.date.accessioned2017-07-13T17:47:07Z-
dc.date.available2017-07-13T17:47:07Z-
dc.date.issued2016-12-19-
dc.date.submitted2016-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.1/9867-
dc.descriptionDissertação de mestrado, Educação Especial - Domínios Cognitivo e Motor, Escola Superior de Educação e Comunicação, Universidade do Algarve, 2016-
dc.description.abstractO homem e o mundo formam uma unidade, e a história, é a experiência autêntica dessa mesma unidade. Inclusa à sociedade democrática está o direito à educação. Uma educação inclusiva, onde o principal objetivo seja o de potenciar e encorajar o desenvolvimento individual e integral de todos os indivíduos em idade escolar. Viver em sociedade requer que se estabeleça sempre um equilíbrio entre a razão e a emoção. Apesar disso, verifica-se que, em torno das decisões que tomamos todos os dias, está uma forte tentativa em suprimirmos a emoção. Quando falamos de educação pelas Expressões Artísticas (EA), falamos na realidade, de tudo o que abrange a educação visual, musical, cinestésica, literária e poética. Uma educação orientada para a sensibilidade, na medida que, educa os sentidos em que se baseia. Uma educação que instrua as emoções, a consciência, a inteligência e o raciocínio como indivíduo. Conclui-se, portanto, ser pertinente compreender qual o contributo das EA na inclusão escolar dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Como método de trabalho, e dada a particularidade do inquérito por questionário ser o de nos fornecer agregados de informação, fizemos preceder e suceder à sua realização, uma cuidada investigação combinando a análise do tipo qualitativo e quantitativo. Sendo o papel do professor, um papel crucial no processo inclusivo, da amostra recolhida, denota-se que existem diferenças significativas entre os professores de expressão artística com e sem formação na educação especial. Os resultados revelam que a formação nesta área influencia o modo como os professores de expressão artística vêem e praticam a inclusão escolar dos seus alunos com NEE.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectArte e Educaçãopt_PT
dc.subjectInclusãopt_PT
dc.subjectNecessidades Educativas Especiaispt_PT
dc.subjectExpressõespt_PT
dc.titleA arte na inclusão escolar: contributo das expressões artísticas em alunos com necessidades educativas especiaispt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorUniversidade do Algarve, Escola Superior de Educação e Comunicação-
thesis.degree.levelMestre-
thesis.degree.nameEducação Especial - Domínios Cognitivo e Motorpt_PT
dc.identifier.tid201704650pt_PT
dc.subject.fosDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
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