Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 2 of 2
  • Estudantes adultos no ensino superior: o que os motiva e o que os desafia no regresso à vida académica
    Publication . Monteiro, Rute; Quintas, Helena; Gonçalves, Teresa; Ribeiro, Carlos Miguel; Almeida, António Fragoso de; Bago, Joana; Santos, Lucilia; Fonseca, Henrique
    O presente artigo reporta-se a um estudo acerca de estudantes adultos que, por via do processo de ingresso dos "Maiores de 23", acederam às universidades portuguesas. Pretende analisar os principais problemas com que estas pessoas se debatem, sobretudo as que já têm uma idade mais avançada e que, na literatura da especialidade, são designados de mature students). Ponderadas razões pessoais e profissionais, estes estudantes tomaram a decisão de alcançar um grau académico, mas não estão em igualdade de circunstâncias com os colegas que ingressam no Ensino Superior pela via tradicional, com quem não partilham as mesmas motivações e interesses. Algumas limitações que a idade coloca exigem um ajustamento constante entre a efetiva capacidade de realização e as exigências do mundo universitário, experimentando uma pressão para o sucesso que a vida pessoal e, muitas vezes, profissional impõem. Foram realizadas entrevistas biográficas a 5 sujeitos com idades mais avançadas (entre 45 e 60 anos), com o objetivo de compreender os desafios e as limitações com que se debatem, particularmente os adultos com mais idade, mas também conhecer as estratégias que utilizam para "sobreviver" e para alcançar o "sucesso" no meio universitário.
  • Estudantes não-tradicionais no ensino superior: procurar soluções para melhorar o sucesso académico
    Publication . Almeida, António Fragoso de; Quintas, Helena; Monteiro, Rute; Ribeiro, Miguel; Gonçalves, Teresa; Fonseca, Henrique; Santos, Lucilia; Bago, Joana
    A avaliação de capacidade para frequência do Ensino Superior dos maiores de 23 anos veio trazer para as universidades portuguesas um grande número de estudantes não-tradicionais. Conhecer a sua realidade social, económica e cultural, as suas maiores dificuldades e obstáculos que enfrentam na estrutura universitária, é condição necessária.