Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 5 of 5
  • Information system for tourism activity monitoring and forecasting indicators as an experience for Portugal
    Publication . Ramos, Célia M. Q.; Perna, Fernando
    In view of presenting the development of an information system (IS) associated with a real world case and an economic sector, namely tourism, the present article is the result of the methodological development of the scientific research study known as IMPACTUR - Tourism Activity Monitoring and Forecasting Indicators. The system that is the object of the current article is directed at tourism as an emerging sector of the economy geared towards excellence in some regions, thus requiring proper tools that allow decision-makers to acquire all possible slight advantages that are so essential to being the best. The IS formulated for IMPACTUR is one of these tools, innovative in Portugal and abroad, providing statistical information online related to tourism. It should be pointed out that it stores updated and timely information that is processed and made available in an electronic format via a website to all tourism professionals and researchers.
  • Sistemas e tecnologias de informação no sector turístico
    Publication . Ramos, Célia M. Q.; Rodrigues, Paulo M. M.; Perna, Fernando
    O desenvolvimento tecnológico tem sido um dos principais motores para as transformações sentidas pelo sector económico relacionado com a actividade turística. No contexto das novas Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC), a Internet revolucionou a forma de actuação e de posicionamento dos intervenientes dentro do canal da distribuição turística. A distribuição turística viu surgir a obrigatoriedade de se aliar a sistemas que possibilitassem o tratamento, armazenamento, a gestão e a comunicação de informação turística como garantia de sobrevivência das organizações e aumento da competitividade dos destinos. O presente artigo pretende mostrar que os sistemas e as tecnologias de informação e de comunicação têm um papel essencial para as organizações turísticas. Para além da comunicação, a Internet permitiu o desenvolvimento de sistemas de informação, específicos para a criação de pacotes dinâmicos (Dynamic Packaging), os quais permitem aos destinos definirem o seu posicionamento numa sociedade onde todos os dias emergem novas funcionalidades tecnológicas e novos conceitos.
  • Turismo electrónico
    Publication . Ramos, Célia M. Q.; Rodrigues, Paulo M. M.; Perna, Fernando
    As Tecnologias de Informação e de Comunicação (TIC) e o desenvolvimento do Turismo estão interligados. É difícil identificar onde as TIC geram ou facilitam as alterações na procura e na oferta turística. Estas providenciam as ferramentas e permitem a evolução da procura e da oferta turística facilitando a existência e elaboração de panfletos turísticos e na resolução de necessidades inerentes à actividade turística. Consequentemente, a actividade turística aumenta os requisitos de TIC, por expansão das suas necessidades e por requisição dos utilizadores, uma vez que os desenvolvimentos tecnológicos facilitam as funções dos trabalhadores deste sector.
  • Sistemas de informação para apoio ao turismo, o caso dos Dynamic Packaging
    Publication . Ramos, Célia M. Q.; Rodrigues, Paulo M. M.; Perna, Fernando
    Na actividade turística, a informação é um bem essencial. A existência de sistemas de informação, associados ao sector turístico, caracterizados por efectuarem a gestão da informação, pode garantir às organizações uma adequação tecnológica e de sobrevivência à actual sociedade em constante mutação. Um exemplo destes sistemas de informação de apoio à actividade turística, são os sites que estão a emergir na Internet, os Dynamic Packaging, que permitem aos turistas a criação de um pacote turístico personalizado com apresentação do preço em tempo real. Tendo em contas as suas potencialidades e desafios estes sites podem ser a chave para ultrapassar algumas das ameaças com que se deparam os intervenientes desta actividade.
  • Dynamic Packaging e os Sistemas de Informação Turísticos: características, potencialidades e desafios
    Publication . Ramos, Célia M. Q.; Rodrigues, Paulo M. M.; Perna, Fernando
    O aparecimento da Internet revolucionou as operações dentro do canal da distribuição turística, obrigando à reavaliação dos intervenientes a nível da forma de actuação e de posicionamento. A distribuição turística transformou-se num dos factores mais críticos para a competitividade dos destinos e das empresas turísticas, uma vez que tem como principal função o tratamento, a combinação e a organização da informação. A Internet permitiu e facilitou o acesso instantâneo à informação turística bem como a efectuar reservas e compras de produtos turísticos. Neste contexto tecnológico, emergiram na World Wide Web sites que permitem ao turista a criação de um pacote personalizado, que apresenta o preço em tempo real, designados por Dynamic Packaging. Neste artigo, apresentamos a sua ligação com os sistemas de informação turísticos, analisando as suas potencialidades e desafios inerentes ao desenvolvimento de uma arquitectura tecnológica, que integra a complexidade e especificidade da informação relacionada com a actividade turística, bem como está sujeita às constantes alterações sofridas pelo sector do turismo, numa sociedade onde todos os dias emergem novas funcionalidades e novos conceitos.